revitalização

Tombada pelo governo do Estado, Matriz de São José, no Recife, passa por reforma após 7 anos fechada

O arcebispo dom Fernando Saburido e equipe da Fundarpe visitaram a construção na manhã desta quinta-feira (29)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 29/10/2020 às 15:51 | Atualizado em 29/10/2020 às 17:19
Divulgação/Pascom
Fundado em 1844, o templo secular, de estilo clássicista imperial, está interditado desde que parte do telhado desabou devido a uma infestação de cupins - FOTO: Divulgação/Pascom

Com informações do repórter Airton Vasconcelos, da Rádio Jornal

Depois de sete anos fechada, a Matriz de São José, na Rua Vidal de Negreiros, no bairro de São José, área central do Recife, começa a passar por obras. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, visitou a igreja ao lado de uma equipe da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) para conferir os detalhes do projeto na manhã desta quinta-feira (29). Fundado em 1844, o templo secular, de estilo classicista imperial, está interditado desde que parte do telhado desabou devido a uma infestação de cupins. O equipamento foi se deteriorando ao longo dos anos - hoje, árvores crescem pelas paredes, o reboco da fachada está caindo e as infiltrações tomam conta da construção. 

A revitalização é esperada desde que o patrimônio foi tombado pelo governo de Pernambuco, em julho de 2017. À época, a expectativa era de que o reconhecimento possibilitasse o recebimento de apoio público para o início das obras. O resgate chegou três anos depois, na semana passada, com o início dos reparos que incluem serviços no telhado, forro, piso e na parte elétrica, sob responsabilidade do Consórcio Recife.

Para o dom Fernando Saburido, a igreja tem forte representação entre os fiéis por ser uma das 145 paróquias da arquidiocese. “Uma das mais tradicionais e mais antigas e que sempre teve um papel importante aqui no centro da cidade do Recife. E agora com essas construções que estão acontecendo em torno da igreja, ela vai ter vida nova, de modo que temos esperança que ela volte a ter a vitalidade que tinha no passado”, comentou.

Segundo o católico, a previsão é de que em dois meses a obra esteja finalizada. “A igreja tem um valor assim muito grande, é uma igreja muito querida da população do bairro de São José e todo muito estavam sofrendo muito com a situação de abandono que ela se encontrava”, disse.


 

Comentários

Últimas notícias