Muitas pessoas decidiram ir aos cemitérios de cidades do interior de Pernambuco para prestar homenagens a entes queridos e realizar orações, nesta segunda-feira (2), Dia de Finados. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a movimentação, porém, é menor que nos anos anteriores e protocolos de higienização e prevenção à covid-19 estão sendo adotados à risca.
Em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, a movimentação nos três cemitérios da cidade era alta, apesar de muitas pessoas terem seguido as orientações das autoridades sanitárias e antecipado a visita ao cemitério para o fim de semana passado, quando muitas famílias limparam os túmulos para receber as centenas de pessoas esperadas pela prefeitura da cidade nesta segunda (2).
- Dia de Finados na pandemia altera regras para visitação em cemitérios de Pernambuco; veja orientações
- Cemitérios do Recife registram movimento tranquilo na véspera do feriadão de Finados
- Mercado de flores sofre e espera vendas fracas no dia de Finados por conta da pandemia
- Véspera de Finados tem movimentação tranquila no Cemitério de Santo Amaro
Na entrada dos cemitérios limoeirenses, equipe da prefeitura orientam e fiscalizam a população para que as medidas sanitárias sejam cumpridas. "Contamos com uma ação integrada para garantir o cumprimento dos protocolos de enfrentamento à covid-19. Nosso trabalho é permitir que as famílias possam prestar suas homenagens de forma segura", explicou a secretária de administração do município, Fernanda Melo.
Caruaru
Em Caruaru, também no Agreste, a fiscalização também foi intensificada neste atípico Dia de Finados. Na cidade, quem desejar visitar cemitérios deverá obrigatoriamente estar usando máscara e higienizar as mãos com álcool em gel, disponibilizado pela prefeitura na porta dos cemitérios.
Além disso, quem for aos principais cemitérios caruaruenses nesta segunda encontrará uma nova regra: a limitação de tempo de permanência. Tudo isso para, segundo a administração municipal, evitar aglomerações.
Comentários