PÓS-UTI

Hospital das Clínicas conta com Núcleo Multidisciplinar para cuidar de pacientes com sequelas da covid-19

Os pacientes que se recuperaram da covid-19, mas ainda convivem com sequelas da doença recebem atendimento por período que pode durar de seis a 12 meses

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/11/2020 às 17:16 | Atualizado em 12/11/2020 às 17:18
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Os atendimentos são sempre às segundas-feiras e duram o dia inteiro. - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Com informações da TV Jornal 

Quem se recupera da covid-19, muitas vezes, precisa lidar com sequelas da doença após a recuperação. Com foco neste grupo de pacientes, o Hospital das Clínicas (HC) do Recife, localizado na Cidade Universitária, designou uma equipe multidisciplinar para acompanhar os casos mais graves e, depois que estes pacientes recebem alta, passam por tratamentos para haja a reabilitação total. 

Funcionando desde o início de agosto, o Núcleo de Assistência Multidisciplinar para pacientes pós-UTI da covid-19 é multidisciplinar. Durante o acompanhamento, os pacientes são avaliados pelos profissionais, que são médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos, todos funcionários do HC. 

José Xavier, aposentado, passou 19 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva por causa da covid-19 e recebeu alta no dia 26 de julho. Ele, que é um dos pacientes do Núcleo de Assistência Multidisciplinar, conta que teve tosse e falta de fôlego, mas melhorou. "Hoje eu estou bem, muito bem, graças a Deus. Só não faço correr, mas ando, subo escada", disse em entrevista à TV Jornal. 

A necessidade de um cuidado posterior pode ser identificada quando os pacientes ainda estão internados. "Os pacientes são triados ainda durante o internamento ou por teleconsulta. Esses pacientes precisam da abordagem multiprofissional por causa de uma série de sequelas que o adoecimento e o próprio internamento geram para ele", explicou a médica intensivista Renata Beltrão. 

Os atendimentos são sempre às segundas-feiras e duram o dia inteiro. O acompanhamento dos pacientes é feito por um período de seis a 12 meses. Se necessário, posteriormente são encaminhados para outros setores do Hospital das Clínicas. 

 

Comentários

Últimas notícias