Os hospitais privados de Pernambuco voltaram a registrar aumento de atendimentos e internações por covid-19 nos últimos 15 dias. Os números não chegam a ser parecidos com o pico da doença entre abril e julho, mas já preocupam as unidade de saúde, que estão precisando aumentar o número de leitos e rever o protocolo dos procedimentos eletivos. Os médicos plantonistas foram os primeiros a perceber a evolução dos casos do novo coronavírus e publicar nas redes sociais.
O presidente do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe), George Trigueiro, diz que participou de reunião com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para discutir as informações dos médicos nas redes sociais, mas num primeiro momento achou que pudessem ser as viroses que aparecem durante a mudança de clima para o Verão. "Mas depois foi constatado com os associados do sindicato e os diretores de hospitais que estava tendo aumento da procura nas emergências. A grande maioria são casos leves, mas como existe o protocolo de fazer acompanhamento dos paciente e, nos casos de quem tem comorbidades fazer internação, o aumento da procura causou preocupação", observa.
Trigueiro explica que com a redução dos casos em Pernambuco nos últimos meses, os hospitais desativaram os leitos para covid-19, assim como o governo e a Prefeitura do Recife chegaram a desativar até os hospitais de campanha. "O que está acontecendo é que as pessoas estão voltando aos hospitais, que estão ficando cheios. Isso depois de muito tempo de campanha e de investimentos para separar a área de covid e não-covid dentro das unidades. Agora será preciso retomar. No Sabin, por exemplo, chegamos a ter dez UTIs mais três enfermarias dedicadas a pacientes com coronavírus, mas agora estamos apenas com três. No momento mais crítico da doença, chegamos a ter dez leitos da unidade coronária ocupados com pacientes de covid-19 e os hospitais vão ter que reorganizar os espaços para atender a esses novos pacientes", afirma Trigueiro.
Procedimentos
Diante da elevação dos casos, os hospitais começaram a emitir documentos para informar sobre os procedimentos eletivos nos hospitais. No Português, por exemplo, a partir da próxima segunda-feira (16) serão suspensas as cirurgias estéticas. O hospital também está agilizando as altas dos pacientes no pós-operatório e realizando triagem das cirurgias eletivas. Tudo isso em função do crescimento do número de pacientes com suspeita e confirmação de covid-19.
A rede Hapvida confirma que o número de pacientes com sintoma de covid-19 aumentou, mas que está preparada para atender um crescimento inesperado da demanda, porque conta com seis hospitais e tem condição de remanejar os leitos de acordo com a necessidade.
A Rede D'Or - controladora dos hospitais Esperança, Memorial São José e São Marcos - não informou se o número de pacientes com covid-19 estava aumentando. Por meio de nota limitou-se a dizer: "a Rede D’Or São Luiz esclarece que as Secretarias Estaduais e o Ministério da Saúde são os responsáveis pela confirmação de casos de covid-19.
Boletim deste sábado
A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou neste sábado (14) mais 843 casos de pessoas infectadas pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Estado nas últimas 24 horas. Agora, Pernambuco totaliza 170.553 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia.
» Com alta da covid-19, Pernambuco volta a abrir mais 77 leitos de UTI e enfermaria
» Casos de covid-19 entre profissionais de saúde voltam a aumentar em Pernambuco
» UPAs do Recife registram mais filas de espera de pacientes com suspeita de covid-19
Dos novos casos confirmados nesta sexta, 823 (98%) são casos leves e 20 (2%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Do total de casos, 143.042 foram enquadrados como leves e 27.511 graves. Também foram confirmados 10 novos óbitos em decorrência da pandemia, que foram registrados entre os dias 21 de agosto e 13 de novembro. Com isso, o Estado agira totaliza 8.815 mortes pelo novo coronavírus.
Durante coletiva de imprensa na última quinta-feira (12), o secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou a reabertura de 77 leitos dedicados aos casos de covid-19, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Ele informou que não podia falar em segunda onda da doença em Pernambuco, porque o número de mortes ainda está numa flutuação considerada normal. Segundo o Boletim da SES, o Estado conta com 1.630 leitos e está com uma ocupação média de 66%. Os 827 leitos de UTI estão com taxa de 75% e os 803 de enfermaria com 57%.
Comentários