EDUCAÇÃO

Presidente da Amupe diz que escolas municipais não estão preparadas e aulas presenciais só devem ocorrer em 2021 em Pernambuco

Líder da Associação disse ainda que o ensino remoto é eficiente, mas vai encarar desafios com a simultaneidade

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 18/11/2020 às 19:42 | Atualizado em 18/11/2020 às 20:06
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
José Patriota, presidente da Amupe - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

A volta das aulas presenciais é um grande desafio para toda a classe educacional, porque requer cuidados e obediências aos protocolos sanitários de prevenção à covid-19. O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, acredita que o retorno presencial só deve ocorrer em fevereiro de 2021, e que alguns dos motivos são a necessidade de aquisição de insumos e reformas estruturais nas unidades de ensino.

>> Ano escolar perdido ameaça afetar renda e produtividade no longo prazo

"Uma parte (das escolas) está pronta, a outra ainda não, porque todo mundo está fazendo as adequações necessárias, comprando EPIs (Equipamentos de proteção individual), abrindo janelas e instalando lavatórios de mãos. São adequações estruturais para esse retorno. Esse é um dos motivos pelos quais não vai dar tempo de fazer tudo. Nem todo mundo está pronto para isso. O sentimento dos gestores é esse, o de não retomar agora", disse Patriota.

O líder da Associação explicou como funciona o processo de liberação das aulas presenciais. "O Governo pode até liberar. A partir daí, fica a critério do município, que pode autorizar, ou não, o retorno e aí fica a critério dos pais. Hoje, o sentimento que nós temos é de que as aulas não retomem agora. Pode ser que algum prefeito queira retomar e vai ter a liberdade de fazer isso, mas agora temos que lutar pela validação do que tem sido feito nas aulas remotamente."

Ensino remoto é eficiente, para Patriota, mas deve encarar desafios com a simultaneidade

No ponto de vista do presidente da Amupe, o ensino remoto é considerado eficiente. "No começo foi mais difícil, mas agora a maioria esmagadora já encontrou o caminho, já tem a consolidação desse modelo. As escolas preferem isso para concluir (o ano letivo), para garantir a segurança sanitária", acrescentou.
Mas, mesmo com essa avaliação, ele acredita que a junção das atenções presencial e remota podem ser uma barreira em caso de volta do ensino presencial.

>> O desafio do ensino híbrido: aula na escola e em casa ao mesmo tempo

Essa é uma situação que está se resolvendo em cada lugar. Acreditamos que não é fácil dar atenção simultânea às duas modalidades (ensinos remoto e presencial), mas isso está sendo esclarecido. Também tem a questão da dupla jornada, vamos ter que contratar mais gente. Não é tão simples
José Patriota - Presidente Amupe

O que dizem as principais Secretarias de Educação?

Recife

Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Recife disse que está pronta para a volta às aulas presenciais, porém precisa de autorização das autoridades sanitárias. "Além de observar o protocolo do Estado, a Rede do Recife também desenvolveu um protocolo próprio para um retorno seguro e observando as características da rede", concluiu o comunicado.

 

Olinda

O secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto, disse que o município está sempre alinhado ao Governo do Estado no que se diz respeito ao assunto, porém acredita que não haverá volta do ensino presencial ainda em 2020, assim como Patriota.

Ainda segundo Paulo, não existe uma perspectiva de como ficará a situação nem mesmo em 2021, por conta dos altos números da pandemia. A pasta destaca que está atenta à questão da aquisição dos materiais para combater a covid-19.

"A gente está se preparando com relação a aquisição dos materiais por conta dos protocolos, agora em momento algum a gente vai dizer que vai voltar as aulas neste ano, porque não temos ainda nem perspectiva de como será o próximo ano. Está dependendo muito dessa questão da pandemia de covid, que está crescendo, e a gente não tem uma definição."

Paulo destaca ainda que o município tem investido para fortalecer o ensino remoto. "O que a gente está fazendo é fortalecendo o ensino online e cada vez mais melhorando, para que o aluno não deixe de ser acompanhado e não haja uma grande evasão na rede. Essa é a preocupação da gente. Com relação a este ano, eu concordo plenamente com o presidente da Amupe. É muito difícil o retorno neste agora em 2020. A gente não tem como voltar este ano por causa desse crescimento da pandemia", finalizou.

Jaboatão

Por meio de nota, a Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes disse que aguarda o decreto do Governo do Estado para a volta das aulas presenciais na rede municipal e destacou as ações que vem tomando para suprir as necessidades educacionais dos cerca de 65 mil estudantes que são atendidos pela rede.

"Quando o retorno das aulas for anunciado, as escolas estarão equipadas com tapetes sanitizantes, termômetros, máscaras de tecido, face shields para os servidores e terceirizados e fitas adesivas zebradas de demarcação para bloqueio de bancas escolares. Todos os estudantes da rede municipal estão realizando atividades remotas através dos cadernos de atividades produzidos e conferidos pelos próprios professores. Os referidos cadernos contam para a carga-horária do ano letivo. Os professores e demais servidores estão participando de formações de modo virtual, através de nossa plataforma de formação", diz o comunicado.

 

Relembre a suspensão e a volta das aulas presenciais em Pernambuco

As aulas presenciais foram suspensas desde o dia 18 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus. A ordem foi da Prefeitura do Recife. Até o momento, houve a retomada das atividades do ensino superior, cursos técnicos, profissionalizantes e de idiomas.

>> Confira a volta dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental às escolas particulares em Pernambuco

Nas redes privada e pública houve o retorno do ensino médio. Nas instituições de ensino particulares, as atividades presenciais dos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental retornaram no dia 10 de novembro. Já as aulas presenciais dos do 1º ao 5º ano, voltaram na terça (17). O infantil na rede privada foi autorizado a voltar no próximo dia 24.

Confira a rotina escolar das crianças durante a pandemia com a TV JC

Citação

Essa é uma situação que está se resolvendo em cada lugar. Acreditamos que não é fácil dar atenção simultânea às duas modalidades (ensinos remoto e presencial), mas isso está

José Patriota - Presidente Amupe
NE10
NE10 - FOTO:NE10

Comentários

Últimas notícias