NOVEMBRO

No Recife, saúde da população negra é tema de evento promovido pela prefeitura

Objetivo da atividade é incentivar ações de cuidados com a saúde voltadas à população negra

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/11/2020 às 13:49 | Atualizado em 23/11/2020 às 14:48
Foto ilustrativa: Pixabay
O Dia da Consciência Negra tem como objetivo a população a uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e a luta desse povo pela igualdade racial - FOTO: Foto ilustrativa: Pixabay

Nesta semana, durante os dias 24 e 26 de novembro, a Secretaria de Saúde do Recife promoverá dois eventos em alusão ao Mês da Consciência Negra. O objetivo é promover reflexões e incentivar ações de cuidados com a saúde voltadas à população negra durante as atividades.

Na terça-feira (24), às 9h, será realizado o webinário "Atividade física e a saúde da população negra". Já na quinta-feira (26), às 15h, o Parque 13 de maio, na área central do Recife, será palco de uma homenagem a Sony Santos - mulher negra, assistente social, epidemiologista e sanitarista.

O encontro da terça-feira (24) será realizado de maneira virtual e terá transmissão na página do Facebook da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife. "Vamos discutir quais são os mecanismos e as estratégias utilizados para combater o racismo, diminuir o sofrimento e o adoecimento dessa população que ainda hoje é muito expressivo", explica a coordenadora da Política de Saúde Integral da População Negra do Recife, Rose Santos. Além de ser mediado por Rose, o evento também contará com a participação de Walquiria Santos e Gledson Oliveira, profissionais de Educação Física do Programa Academia da Cidade.

» Dia da Consciência Negra: Notificação de casos da covid-19 por raça permite melhor resposta à pandemia

Na quinta-feira (26), será realizada uma celebração em memória de Sony Santos. A cerimônia acontece em torno de um baobá localizado no Parque 13 de Maio. "É uma planta ancestral que foi trazida da África, e se traduz como um símbolo de resistência para nós", explica Rose Santos.

Pesquisadora, Sony é considerada uma referência em saúde da população negra e na luta contra a violência contra a mulher e IST/Aids. No Recife, atou como coordenadora da Política da Saúde da População Negra do município e faleceu em março de 2016.

No mesmo ano, a prefeitura inaugurou o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, em sua homenagem. Ele faz parte do Hospital da Mulher do Recife, no Curado, e oferece uma série de cuidados à vítima de agressão.

O local funciona 24 horas e está disponível para todas as mulheres do Estado, a partir dos 10 anos de idade. No Centro, é possível realizar atendimento médico e psicológico, registro policial e perícia do legista, caso necessário. 

Comentários

Últimas notícias