pandemia

Municípios de Caruaru, Petrolina e Tamandaré cancelam programação de Natal e Réveillon devido à covid-19

Caruaru anunciou o cancelamento nesta segunda (30)

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 30/11/2020 às 16:35 | Atualizado em 30/11/2020 às 18:56
PIXABAY
Festividades de fim de ano foram canceladas em decorrência da covid-19 - FOTO: PIXABAY

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Caruaru, localizada no Agreste de Pernambuco, anunciou, nesta segunda-feira (30), que a programação de Natal e Réveillon da cidade foi cancelada. Além do município, à reportagem do JC, as cidades de Petrolina, no Sertão, e Tamandaré, no Litoral Sul, também afirmaram cancelamento da programação das festividades.

Com 11.080 casos e 376 óbitos por covid-19, dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde até esse domingo (29), Caruaru afirmou, em nota, que irá focar "todas as atenções para o combate e prevenção do vírus na cidade".

Questionada pelo JC sobre a programação de Natal e Réveillon na cidade, a Prefeitura de Petrolina afirmou que, assim como Caruaru, os eventos foram cancelados por causa da pandemia, que tirou a vida de 125 pessoas no município e infectou 9.305 pessoas. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesse domingo.

Já o município de Tamandaré, composto por suas belas praias, afirmou que "desde o início da pandemia, cancelou todos os eventos", dessa forma, a programação de Natal e Réveillon também foi cancelada. Até esse domingo, o município contou com 485 casos confirmados e 16 mortes.

A capital pernambucana, assim como as cidades de Olinda e Jaboatão dos Guararapes ainda não tem um posicionamento sobre o cancelamento ou não das festividades.

Gravatá

Localizada no Agreste de Pernambuco, o município de Gravatá afirmou que os tradicionais eventos como desfile e teatro, realizado pelas ruas durante as festividades, foram cancelados este ano. No entanto, a cidade contará com uma iluminação especial.

Protocolo para festas particulares

De acordo com o Governo de Pernambuco, a partir do mês de dezembro, os eventos corporativos, culturais e sociais para mais de 300 pessoas poderão ser autorizados no Estado, como previsto pelo Plano de Convivência com a Covid-19, que leva em consideração os dados da pandemia em Pernambuco e as recomendações das autoridades sanitárias.

Para obter autorização para realizar eventos em locais privados, é necessário que o promotor ou local do evento (personalidade jurídica privada) envie o pleito para análise do Governo de Pernambuco. É preciso que o proponente apresente o formato de realização do seu evento, demonstrando que conseguirá garantir o cumprimento das normas de distanciamento social, higiene e limpeza, comunicação e monitoramento, contidas no protocolo.

Festividades canceladas ou modificadas em decorrência da pandemia

Neste ano, a pandemia do novo coronavírus, que teve os primeiros casos de covid-19 confirmados em março, fez com que Pernambuco optasse por cancelar ou modificar suas festividades ao longo do ano.

A Páscoa no Estado em 2020 não contou com a tradicional Paixão de Cristo, peça apresentada em diversas cidades do Estado, como Recife, Olinda e Nova Jerusalém.

Em junho, os festejos de São João foram cancelados nas principais cidades do Estado para evitar aglomerações e possíveis novos casos da doença, inclusive o município de Caruaru, maior dos polos pernambucanos. O município na época teve um prejuízo estimado em R$ 200 milhões.

A Independência do Brasil foi comemorada de forma diferente em Pernambuco em 2020. Com o tradicional desfile cívico-militar do dia 7 de Setembro cancelado, a celebração se deu em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, onde as bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da insígnia do governo foram hasteadas na data.

O Dia de Finados, comemorado em 2 de novembro, também foi como nenhum outro devido à pandemia da covid-19. Em Pernambuco, prefeituras organizaram esquemas para conferir segurança sanitária durante as visitas aos cemitérios e, assim, evitar aglomerações e a transmissão do novo coronavírus. As tradicionais missas também foram suspensas nos principais equipamentos do Estado, como os localizados no Recife, no Cabo de Santo Agostinho e em Olinda, no Grande Recife, e em Caruaru, no Agreste. No entanto, a visitação continuou livre nos cemitérios, desde que os protocolos sanitários sejam cumpridos pelos visitantes, que também precisaram mudar hábitos.

No Recife, os cinco cemitérios públicos estiveram com necrópoles abertas à visitação das 7h às 18h, em que foi permitida apenas a entrada de visitantes com máscara. A prefeitura reforçou os serviços de limpeza e manutenção, inclusive com álcool em gel para higienização das mãos dos visitantes nos acessos aos cemitérios. Nas entradas dos equipamentos, houve o apoio da guarda municipal e da vigilância da Emlurb para orientar os visitantes.

Sem a tradicional Procissão da Bandeira, que leva uma multidão às ruas da Zona Norte do Recife para reverenciar a santa padroeira do coração de Pernambuco, e novamente com um dia a mais de programação, a Festa do Morro começou nesse sábado (28) no Morro da Conceição com uma série de adaptações para evitar a disseminação do novo coronavírus. As missas, assim como o novenário, tem sido transmitidas pela internet, através do canal do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no YouTube. A orientação da arquidiocese é de que pessoas do grupo de risco fiquem em casa, enquanto os fiéis que optam por acompanhar as celebrações presencialmente devem respeitar as regras.

Quem quiser subir o Morro precisará seguir as regras sanitárias. A entrada no santuário se dão pelos portões A e B, próximos à torre. Dentro do templo, estão sendo dispostos 120 bancos, para duas pessoas cada, totalizando 240 pessoas dentro do santuário. Do lado de fora, foi montada uma estrutura com duas tendas e 300 cadeiras, dispostas de modo que haja distanciamento de 1,5 metro entre elas. As portas de vidro das laterais do templo foram retiradas, para melhor circulação do ar. Ao fim da missa, os fiéis saem pela lateral do santuário, terão acesso à santa brevemente e em seguida deverão sair pelo portão G. Os portões E e F estarão fechados. Já os portões C e D servirão de entrada para fiéis que desejem apenas ter acesso à imagem da Imaculada. Para esses, a saída também é pelo portão G. No entorno da santa, marcas no chão determinam o distanciamento dos fiéis. Cada portão de entrada conta com um segurança e dois casais de voluntários, que medirão a temperatura e farão higienização de mãos com álcool em gel.

As mudanças também valem para quem quiser acender velas. O velário está isolado. Voluntários recebem as velas, que são higienizadas. Pias para a lavagens de mãos foram instaladas em todo o entorno do santuário.

Comentários

Últimas notícias