Delivery

Cerca de 11 mil pacientes da Farmácia do Estado no Grande Recife passarão a receber medicamentos em casa

Investimento anual do Governo de Pernambuco no programa está estimado em R$ 1,1 milhão

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 02/12/2020 às 18:03 | Atualizado em 02/12/2020 às 19:24
Alex Oliveira/JC Imagem
Usuários da Farmácia de Pernambuco passam a receber medicamentos em casa - FOTO: Alex Oliveira/JC Imagem

O Governo de Pernambuco aderiu ao delivery como meio de entrega e lançou, nesta quarta-feira (2), o programa Remédio em Casa. Após uma experiência piloto durante os meses mais críticos da pandemia da covid-19 no Estado, a nova medida vai levar medicamentos para oito grupos prioritários de pacientes já previamente cadastrados na Farmácia de Pernambuco. Os receptores passarão a receber os medicamentos especializados ou de alto custo em casa. Será necessário um agendamento, que será feito pelos funcionários da Farmácia do Estado. Eles ligarão para os pacientes. 

>> Com mais 1.348 novos quadros, Pernambuco alcança maior média móvel de casos de covid-19 desde 5 de setembro

>> Pernambuco chega a 85% de ocupação em leitos de UTI para covid

>> Pernambuco confirma mais uma criança com síndrome rara relacionada à covid-19

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, inicialmente, 11 mil pacientes residentes na Região Metropolitana do Recife (RMR) serão beneficiados. As entregas serão realizadas de segunda a sexta-feira por 20 motoqueiros. Os usuários poderão receber o quantitativo para até dois meses de tratamento, dependendo dos estoques e da conduta medicamentosa indicada para cada paciente. O investimento do Governo do Estado no programa é estimado em R$ 1,1 milhão por ano.

A Farmácia de Pernambuco já desempenhou papel semelhante, com entregas na casa das pessoas durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus, entre os meses de abril e junho.

Alex Oliveira/JC Imagem
Usuários da Farmácia de Pernambuco passam a receber medicamentos em casa - Alex Oliveira/JC Imagem

Grupos prioritários

Os grupos prioritários são formados por pacientes diagnosticados com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, Parkinson, Alzheimer, Lúpus, transplantados, com Síndrome Congênita do Zika/microcefalia e transtorno psíquico, que totalizam mais de 9 mil pessoas.

A Farmácia do Estado também irá entregar os medicamentos para outros dois mil usuários dos grupos acima dos 65 anos e pessoas com dificuldade de locomoção. Segundo o governo estadual, o quantitativo representa 1/3 dos 35 mil usuários atendidos na Farmácia Metropolitana, no Bairro da Boa Vista, região central do Recife. 

Como receber?

Para receber os medicamentos, os pacientes serão informados previamente, por ligação telefônica, efetuada pela equipe da Farmácia. A pessoa beneficiada saberá a data da chegada do entregador com pelo menos cinco dias de antecedência, evitando, assim, o deslocamento até a Farmácia de Pernambuco para retirar o insumo. A renovação do cadastro é feita a cada seis meses. Contudo, devido à pandemia, todos os pacientes estarão ativos até março de 2021. 

“É importante que os pacientes fiquem atentos às nossas ligações e mantenham seus contatos atualizados no cadastro. A dispensação pode variar de paciente para paciente, pois cada tratamento tem sua especificidade. Portanto, nós poderemos dispensar fármacos para manutenção do tratamento por até dois meses", pontuou o diretor geral de Assistência da SES-PE, Mário Moreira.

Prevenção

Todos os motoqueiros envolvidos na ação receberam kits com equipamento de proteção individual (EPI), como máscaras e protetores faciais, além de álcool em gel para higienização das mãos. O grupo também está participando de capacitação com a área técnica da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Alex Oliveira/JC Imagem
Usuários da Farmácia de Pernambuco passam a receber medicamentos em casa - FOTO:Alex Oliveira/JC Imagem

Comentários

Últimas notícias