HOSPITAL DA PESSOA IDOSA

Com escalada da covid-19, Recife volta a abrir novos leitos de UTI

Decisão foi tomada e anunciada pelo prefeito Geraldo Julio e o prefeito eleito João Campos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/12/2020 às 16:29
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Até essa quinta-feira (18), Pernambuco contava 2.413 leitos, sendo 1.324 de UTI e 1.089 de enfermaria - FOTO: WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Leitura:

Os casos de covid-19 voltaram a subir e, a partir da primeira quinzena de janeiro, 80 novos leitos de UTI serão disponibilizados pela Prefeitura do Recife, no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), localizado no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife. Essas vagas serão para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19. Segundo a prefeitura, o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o prefeito eleito João Campos (PSB) tomaram a decisão em conjunto e fizeram o anúncio na tarde desta quarta-feira (23).

>> Seguindo tendência de alta, Pernambuco confirma novos 1.915 casos de covid-19 nesta quarta-feira (23)

>> Número de pessoas com sintomas de covid-19 em Pernambuco dobra entre outubro e novembro

>> Pessoas que tiveram covid-19 podem ser reinfectadas, diz Fiocruz

Em agosto, quando os indicadores da pandemia registravam cerca de cinco meses de queda, a Prefeitura iniciou a desativação de seis dos sete hospitais de campanha construídos no pico da crise sanitária. Atualmente, apenas o Hospital Provisório Recife 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro, permanece funcionando completamente – com 100 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Outros 102 leitos também estão disponíveis no Hospital Evangélico e nas policlínicas municipais, totalizando 262 em funcionamento. Todos são regulados pelo Governo de Pernambuco.

Os equipamentos utilizados nos 80 novos leitos do HECPI foram adquiridos anteriormente pela prefeitura para os hospitais de campanha. Juntando-se aos 120 que continuam em funcionamento na rede municipal de saúde. Com a ativação dos novos leitos o Recife terá um total de 342 leitos dedicados à covid-19, dos quais 200 UTIs e 142 enfermarias.

Também nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 1.915 casos de covid-19 em Pernambuco. É a segunda vez nesta semana que o número de confirmações ultrapassa 1.900. Dos casos confirmados, 38 (2%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto os outros 1.877 (98%) são considerados leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar, que estava na fase final da doença ou já curados. Com aumento de 26%, a média móvel de casos no Estado apresenta tendência de alta.

A estrutura de internamento do hospital, que conta com 62 vagas de enfermaria e 10 de UTI, passa a dispor de equipamentos para garantir o suporte de tratamento intensivo voltado para a covid-19. Além desses, outros oito leitos localizados na sala de Recuperação do Bloco Cirúrgico também serão transformados em UTIs, totalizando assim 80 novas vagas de UTI. Os respiradores e os demais equipamentos médico-hospitalares são parte dos aparelhos que foram utilizados nos hospitais de campanha da Prefeitura que foram desativados.

“Em uma decisão conjunta na equipe de transição do atual governo com a próxima gestão, chegamos à conclusão da necessidade de abertura de mais leitos de UTI na cidade do Recife. Por isso, a gente vai converter o Hospital do Idoso para a parte de internação dele receber pacientes com covid. O Recife hoje tem 120 leitos de UTI, 93 deles estão ocupados, sendo 45 com pacientes moradores da cidade. Com a conversão do Hospital do Idoso a gente vai passar para 200 leitos de UTI da Prefeitura do Recife para o atendimento dos pacientes da covid.”, comunicou o prefeito Geraldo Julio.

Mesmo com a abertura desses leitos, o Hospital da Pessoa Idosa continuará com o ambulatório aberto. No entanto, de acordo com a prefeitura, os pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 terão entrada separada dos demais atendimentos. O HECPI continuará disponibilizando mais de 15 especialidades de saúde, como geriatria, cardiologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Além disso, o Serviço de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico, que oferece exames laboratoriais e de imagem, como tomografia e ressonância magnética, também será mantido.

“Estamos aqui para anunciar que foi tomada a decisão, conversando com a gestão do prefeito Geraldo Julio e com a nossa equipe de transição, que parte da estrutura do Hospital do Idoso será destinada para o acolhimento das pessoas com covid. Serão 80 leitos de UTI e a Prefeitura faz esse esforço junto com o Governo do Estado, para possibilitar que as pessoas de nossa cidade, principalmente as pessoas idosas, que representam o maior grupo de risco, tenham o acolhimento e possam ter a estrutura necessária para fazer o tratamento de covid", completou o prefeito eleito João Campos.

“O Hospital da Pessoa Idosa tem no módulo de internação uma entrada separada na parte de exames e consultas. Isso permite que os exames, que são marcados pela prefeitura, e as consultas com especialistas possam continuar acontecendo, mesmo que a parte de internação do hospital atenda pacientes com covid. Esses equipamentos que vão formar os 80 leitos de UTI foram adquiridos pela Prefeitura e utilizados nos hospitais de campanha. Agora encontramos uma nova função, mais uma vez atendendo a população do Recife, no momento em que o número de casos esperado para o primeiro trimestre exige medidas como essa, de preparação da nossa cidade”, explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Hospitais de campanha

No pico da pandemia da covid-19, entre os meses de março e abril, a Prefeitura do Recife construiu sete hospitais de campanha em um prazo de 45 dias. No total, foram estruturados 1.054 leitos, sendo 313 de UTI e 741 de enfermaria. Além dos sete hospitais de campanha, o Recife também contou com leitos na Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados, e no Hospital Evangélico de Pernambuco, unidade filantrópica conveniada à Prefeitura do Recife.

Os hospitais de campanha municipais foram construídos na Rua da Aurora, em Santo Amaro (Hospital Provisório Recife 1), nos Coelhos (Hospital Provisório Recife 2), na Imbiribeira, (Hospital Provisório Recife 3), e nas áreas externas do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, das Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Barros Lima, em Casa Amarela, e Arnaldo Marques, no Ibura.

Comentários

Últimas notícias