Novos 1.915 casos de covid-19 foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta quarta-feira (23). É a segunda vez nesta semana que o número de confirmações ultrapassa 1.900. Na terça (22), o número de registros foi o quarto mais alto desde o início da pandemia. Atualmente, a média de confirmações diárias do Estado é de 1.449 casos por dia.
Dos casos confirmados nesta quarta, 38 (2%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto os outros 1.877 (98%) são considerados leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Com aumento de 26%, a média móvel de casos no Estado apresenta tendência de alta.
Também foram confirmados novas 28 mortes nesta quarta-feira (23). De acordo com a SES-PE, os óbitos teriam acontecido entre os dias 12 de outubro e 22 de dezembro. Até agora, Pernambuco já perdeu 9.487 pessoas para a doença. Com os dados de hoje, o Estado obteve um aumento de 13% nas mortes, apresentando tendência de estabilidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde, Pernambuco está na quinta semana seguida de crescimento nos indicadores do novo coronavírus. "Estamos passando por mais um momento difícil nesta pandemia. Ainda longe dos indicadores de maio e junho, mas com clara tendência de alta", afirmou o secretário de saúde, André Longo. Na última terça-feira (22), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) cobrou ao governo de Pernambuco, o endurecimento das medidas de restrição.
- Pernambuco quer vacinar 2,2 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021 contra covid-19
- Especialistas consideram prudente decisão que suspende Carnaval 2021 em Pernambuco
- Em apenas 18 dias, dezembro já é o mês com mais casos confirmados de covid-19 em Pernambuco desde setembro
- "Próximos meses vão depender muito do comportamento de cada um", diz secretário de Saúde de Pernambuco sobre pandemia
Entenda como a média móvel é calculada
Para calcular a média móvel é preciso obter a média dos últimos sete dias e comparar com os números de 14 dias atrás. As variações acima de 15%, para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
Comentários