Atualizada às 14h08
Com informações de Leonardo Vasconcelos, da TV Jornal
Com 54 anos e cerca de mil metros quadrados, o Cemitério de Tiúma, localizado no município de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, conta com 500 gavetas, 150 ossuários e 250 covas rasas, no qual são sepultados os moradores do bairro. No entanto, apesar de parecer tudo bem, basta caminhar um pouco pelo local para se deparar com sinais de abandono. É possível ver lixo e entulho acumulados em diversas áreas, porém, o que chama mais atenção são as covas abertas com ossadas expostas.
A equipe da TV Jornal esteve no cemitério e encontrou ossos jogados entre as covas. Em alguns pontos, foi possível sentir um forte mau cheiro em decorrência de restos mortais. O descaso tem revoltado a população, como a dona de casa Mirela da Silva Oliveira que, juntamente com sua família, foi ao local visitar o túmulo de um parente.
- Caseiro é morto na zona rural de São Lourenço, no Grande Recife; vítima apresenta sinais de abuso sexual
- CPRH fecha abatedouro clandestino em São Lourenço da Mata, no Grande Recife
- Servente de pedreiro é assassinado a tiros em São Lourenço da Mata
- Dois homens são mortos e outros dois ficam feridos após trio efetuar tiros em bar em São Lourenço
- Prefeitura de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, abre processo seletivo com 942 vagas; salários chegam a R$ 2.800
"Aqui foi enterrado meu irmão desde o dia 12 de dezembro do ano passado e é essa a situação do túmulo, essa negação. Não tinha placa, não tinha nada, eu trouxe a placa agora com o nome dele para saber onde ele está enterrado. Isso é uma vergonha, o município de São Lourenço tão grande e nessa situação ao Deus dará", desabafou.
Durante o tempo que esteve no local, a equipe da TV Jornal pôde observar um funcionário fazendo aplicação de veneno, na tentativa de fazer a manutenção do espaço. No entanto, apesar do esforço, é necessário que mais serviços sejam feitos para que o cemitério tenha condições de receber as pessoas que morreram e seus entes queridos.
De acordo com o administrador do cemitério, Gilson da Silva Filho, o cemitério se encontra dessa forma por causa da alta demanda de enterros em decorrência da pandemia da covid-19. "O cemitério do Centro está praticamente sem vagas, então os sepultamentos por covid-19 vêm para o cemitério de Tiúma. Nós ficamos com excesso de retirada, mas vamos organizar a parte da frente e dentro", disse.
Lixo e entulho recolhidos
Em nota, a Prefeitura de São Lourenço da Mata informou que o problema com o lixo e entulho no local foi solucionado. Segundo o órgão, o problema ocorreu porque houve um atraso na manutenção do cemitério, que é feita por uma empresa terceirizada. Além disso, a assessoria de comunicação do município enviou imagem que mostra o local sem lixo e entulho. Confira nota na íntegra e foto:
"Sobre o lixo e entulho no Cemitério de Tiúma, em São Lourenço da Mata, a Prefeitura informa que o problema já foi solucionado.
O que ocorreu, com o acúmulo, foi o atraso na manutenção, que é realizada por uma empresa terceirizada.
Já sobre o caixão fora do túmulo, a administração do cemitério, a cada dois anos, retira os ossos dos gavetários, identifica a ossada e os guarda no ossário comunitário ou no jazido da família, e apenas os caixões são descartados.
Sem mais, a Prefeitura de São Lourenço da Mata fica à disposição para quaisquer esclarecimentos."
Comentários