REGRAS

Após cancelar queima de fogos, Ipojuca proíbe barracas, cadeiras e mesas em Porto de Galinhas e região no Ano Novo

Principal destino do Litoral Sul, Porto de Galinhas terá réveillon sem fogos e festas

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 29/12/2020 às 16:27 | Atualizado em 30/12/2020 às 14:50
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Quem estiver na Praia de Porto de Galinhas não poderá levar mesas, cadeiras e afins para a faixa de areia para curtir a virada do ano. - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Atualizada às 19h10

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o réveillon nas praias do litoral pernambucano será diferente. Desde a última segunda-feira (28), vários municípios começaram a anunciar restrições para a virada do ano, incluindo a proibição de instalação de mesas, cadeiras e toldos na faixa de areia, por exemplo. Já o município de Ipojuca, Litoral Sul do Estado, onde fica a praia de Porto de Galinhas, principal destino de praias no Estado, o primeiro anúncio relacionado à festa foi feito no dia 9 de dezembro, cancelando a queima de fogos. Nesta terça-feira (29), o município anunciou também a proibição do uso de cadeiras, bancos, mesas, toldos, tendas, guarda-sóis, coolers, isopor e similares e som durante o réveillon. 

>> Veja restrições em todas as praias do litoral de Pernambuco para o Ano Novo

>> Mesas, cadeiras e toldos proibidos na orla de Boa Viagem para o Ano Novo no Recife; veja outras restrições

>> Comércio de bebidas e comidas será proibido no Ano Novo em Jaboatão dos Guararapes

Ipojuca espera receber, para o período da virada do ano, de 70 mil a 80 mil pessoas. Um número bem abaixo dos cerca de 100 mil visitantes registrado em anos anteriores. 

Também no início de dezembro, no dia 7, o Governo de Pernambuco anunciou a proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingressos, independente do número de participantes - uma medida adotada por causa do aumento do número de casos da covid-19.O decreto publicado no dia 8 de dezembro impede, então, a realização de shows e festas de réveillon em espaços públicos ou privados, como condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins.

Sem fogos e sem festa, há também regras para o comércio ambulante. O decreto Nº 485/2018, que regulamenta o comércio na orla de Ipojuca, permite o funcionamento das 6h às 18h e será mantido para a noite de Ano Novo. A fiscalização do cumprimento das medidas determinadas serão feitas pela Secretaria de Defesa Social e pela Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano. 

Quanto à conscientização da obrigatoriedade do uso de máscaras e dos perigos relacionados a aglomeração de pessoas estão, segundo a prefeitura, sendo feitas pela Secretaria de Turismo e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte do Ipojuca (AMTTRANS) junto com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária municipal. A primeira tem distribuído máscaras diariamente no balneário de Porto de Galinhas e as outras duas realizam barreiras sanitárias, também diariamente. 

Hotéis e pousadas sem festa de réveillon

Passar o réveillon na praia é, por si só, uma experiência marcante. Nos hotéis e pousadas da região costuma ser ainda mais rebuscado e até luxuoso, dependendo do estabelecimento. Mas, neste ano, as hospedagens não poderão realizar festas. Por causa da determinação do governo Estadual, esses estabelecimentos poderão realizar apenas a tradicional ceia para os hóspedes. 

"[Nos hotéis associados ao Porto de Galinhas Convention Bureau] não vai ter festa, vão fazer apenas uma ceia, seguindo todos os protocolos e distanciamento, da mesma forma que está acontecendo agora, durante as hospedagens. A ocupação não está como nos anos anteriores, a média de ocupação dos destino está por volta de 70%, bem inferior aos anos anteriores, uns 30% inferior, mas que, nesse cenário, é bacana e garante a segurança de todo mundo", explicou Brenda Silveira, diretora do Convention. 

Fiscalização 

Segundo o secretário de Defesa Social de Ipojuca, Osvaldo Morais, a fiscalização também contará com câmeras da orla e a presença da Guarda Municipal nos acessos à praia. Apesar da proibição da instalação de mesas, cadeiras, toldos e afins, as pessoas podem ir até a faixa de areia no momento da virada, desde que não se aglomerem ou façam esse tipo de instalação para permanecer no local. 

"Dispomos de câmeras de monitoramento em 70% da orla e os acessos serão guarnecidos por Guardas Municipais. Faremos o monitoramento e a fiscalização e qualquer sinal de aglomeração será direcionada uma equipe ao local", disse Osvaldo. 

A fiscalização também se estenderá aos hotéis de Ipojuca, que também precisam respeitar as normas. Ainda de acordo com o secretário, a equipe da Vigilância Sanitária ficará responsável por essa fiscalização e denúncias podem ser feitas por meio da Central de Monitoramento de Operações, no 3551-1897 ou pelo aplicativo 153 Digital, disponível nas lojas App Store e Playstore para aparelhos iOS e Android. 

Pandemia em Pernambuco 

Nesta terça-feira, Pernambuco confirmou 1.778 novos casos da covid-19, seguindo uma tendência de estabilidade nos números. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 48 desses casos são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, demandaram cuidados médicos como internação hospitalar. Já os outros 1.730, 97,3% do total, são de casos leves. Até agora, Pernambuco já confirmou 217.772 casos da doença, sendo 29.291 graves e 188.481 leves.

Em relação as mortes, o informe da Secretaria de Saúde do Estado desta terça-feira (29) confirma 24 óbitos. De acordo com a pasta, eles teriam acontecido entre os dias 09 e 28 de dezembro. Assim, Pernambuco totalizou 9.612 mortes pela doença até agora.

Outras praias

Até o momento, oito cidades do litoral pernambucano divulgaram medidas e restrições para a virada do ano: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Goiana, Itamaracá, Paulista e Cabo de Santo Agostinho, além da já citada Ipojuca.

Juntas, essas cidades comportam quase 50 praias e são destinos bastante procurados para o réveillon no Estado. Em todas elas, os tradicionais shows promovidos pelas prefeituras e queimas de fogos foram cancelados.

A reportagem do JC entrou em contato, também, com as prefeituras de Sirinhaém, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Igarassu. O espaço está aberto para respostas e a matéria será atualizada assim que chegarem.

 

Comentários

Últimas notícias