Coronavírus

Covid-19: litoral de Pernambuco tem praias cheias, com fiscalização intensa e desrespeito aos protocolos

Prefeituras, Procon e Polícia Militar atuam para coibir ações que propiciem a proliferação do coronavírus na Região Metropolitana

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/01/2021 às 12:34 | Atualizado em 10/01/2021 às 21:22
Notícia
X

As praias do Grande Recife amanheceram movimentadas neste domingo (10), e receberam ações de orientação e fiscalização para o cumprimento dos protocolos de combate à covid-19 em Pernambuco. Já são 1.146 casos confirmados, com 9.840 mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados nesta noite. 

Nas praias de Candeias e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, a reportagem do JC observou equipes da prefeitura, bem como homens da Polícia Militar, Procon e vigilância sanitária trabalhando na fiscalização de barracas e orientando os banhistas que passaram pelo local. De modo geral, nessas duas praias o distanciamento social e demais normas de prevenção de contágio estavam sendo cumpridos por comerciantes e banhistas.

>> Fiscalização para cumprimento de protocolos começa nas praias do Grande Recife

>> Pernambuco ultrapassa 230 mil casos e soma 9.826 mortes por covid-19 neste sábado (9)

>> Aprovação da Coronavac não está sob risco, avaliam ex-presidentes da Anvisa

>> Ministério da Saúde anuncia que distribuirá vacina do Butantan contra covid-19 a todos estados

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Em Piedade, comerciantes têm conseguido manter o distanciamento entre as barracas armadas na areia - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Representantes da Prefeitura de Jaboatão informaram que a gestão municipal disponibilizou três equipes para fiscalizar 9 km da orla da cidade neste domingo. Os servidores teriam à disposição dois quadriciclos para realizar o serviço, que contaria, inclusive, com a distribuição de máscaras para os banhistas.

“Eu vejo fiscalização todos os dias por aqui. Esse trecho é tranquilo. Tenho vindo à praia quase todos os dias, sempre usando máscara e álcool em gel. Eu mesmo higienizo também as cadeiras e mesas quando chegam. Cumpri a quarentena inteira em casa, mas agora tenho saído um pouco para a praia”, afirmou o militar da reserva Flávio Santos, 60, morador de Candeias.

No Recife, apesar da fiscalização, o cenário não era tão tranquilizador nesta manhã. Ao longo do calçadão e nas faixas de areia próximas à pracinha de Boa Viagem e ao Buraco da Velha, no Pina, muitas pessoas se aglomeravam e relutavam em utilizar máscaras.

O eletricista Josemar da Silva, de 57 anos, cobrou da população responsabilidade ao frequentar espaços públicos em um momento de pandemia como o que estamos vivendo. “Está muito agitado, muita gente desrespeitando, sem máscara e aglomerando. Se cuidando, acredito que tem como a gente aproveitar a praia. Infelizmente, não é o que estamos vendo aqui. Depois vem culpar o governo, mas ninguém aqui está fazendo a sua parte. Tem que ter governo, mas tem que ter a parte da população”, disse.

Comerciante há quatro anos, Sandro Francisco, 51, afirmou que a culpa pela cena observada hoje no Pina não é de quem trabalha no local, mas dos frequentadores que não respeitam as normas sanitárias. “Os comerciantes têm feito a parte deles. Aqui só podemos ter 15 mesas, com 4 cadeiras cada. Todas estão com distanciamento. Mas aí tem gente que coloca suas coisas no meio. A gente também tem tentado orientar”, argumentou.

Apesar do desrespeito às normas sanitárias, a Prefeitura do Recife informou que não houve autuação de comerciantes, pois a ação realizada foi educativa. "Toda a orla foi vistoriada, e as irregularidades encontradas foram corrigidas no momento pelas equipes", diz a assessoria de comunicação da prefeitura. Ao todo, 150 profissionais participaram da fiscalização. 

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
No Pina, a fiscalização não coibiu aglomerações - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Em Olinda, apesar da prefeitura ter informado na semana passada que fiscalizaria os 9 km da orla neste domingo, a equipe do JC que passou pelo local não identificou nenhuma movimentação nesse sentido. A gestão municipal informou que as ações começariam às 9h e contariam com o efetivo da guarda civil, equipes do Controle Urbano, Vigilância Sanitária e Trânsito, com apoio da PM e Procon estadual.

“Tem muita gente desrespeitando as regras, sem usar máscara. Eu preferi colocar minha cadeira mais afastada pra poder tomar sol tranquila”, lamentou a manicure Priscila da Silva, 26, que mora no bairro de Casa Caiada.

Em nota, a Prefeitura de Olinda assegurou que promoveu fiscalização intensiva nas praias da cidade, neste fim de semana, percorrendo toda a faixa de orla. "O trabalho partiu da Praia dos Milagres, nas imediações do Carmo, e seguiu até a Praia da Santa, em Rio Doce", diz a nota. No balanço da operação, de acordo com a prefeitura, mais de 500 pessoas foram abordadas e receberam orientações sobre distanciamento social e cumprimento de protocolos sanitários. As equipes distribuíram 300 máscaras de proteção e inspecionaram cerca de 100 pontos de comércio na faixa de areia. 

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Em Bairro Novo, Olinda, muita aglomeração - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Fiscalização

As praias da Região Metropolitana do Recife começaram a ter um reforço na fiscalização de cumprimento dos protocolos sanitários da covid-19 no sábado (9). Ontem, em Olinda, a ação foi mais ostensiva, com a presença de órgãos fiscalizadores. Já no Recife, a proposta foi lúdica, com arte-educadores fazendo uma orientação mais sutil.

Os arte-educadores distribuíram orientações via QRCode para evitar a contaminação com a distribuição de panfletos. Quinze profissionais participaram. De acordo com a Prefeitura do Recife, cerca de 150 profissionais participaram da ação e quatro mil máscaras foram distribuídos.

PORTO DE GALINHAS

Na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, o reforço no monitoramento das normas começou ainda na sexta-feira (8). Na areia da praia, a fiscalização se deu em relação ao quantitativo de cadeiras e mesas por guarda-sol, além do distanciamento entre cada barraca. Segundo informações da prefeitura, o barraqueiro que não estava cumprindo o decreto estadual foi avisado, que em caso de repetição da irregularidade ou resistência ao cumprimento será notificado, multado, podendo até perder a licença de trabalho.

O reforço foi programado após reunião do governador Paulo Câmara com prefeitos de cidades litorâneas, na última quarta-feira (6). A proposta do governo é que cada município coordene suas ações, que deverão ter apoio dos órgãos estaduais, como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Procon.

Tags

Autor