Fiscalização

Procon interdita dois bares no Recife por desobedecerem protocolos

Além de não obedecerem as restrições sanitárias, um dos bares foi interditado com o plano de incêndio vencido desde outubro de 2019

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 16/01/2021 às 12:32 | Atualizado em 16/01/2021 às 15:28
Notícia
X

O Procon-PE encontrou irregularidades com relação às restrições sanitárias em dois bares que não estavam cumprindo as restrições sanitárias, como mais pessoas do que o permitido e sem colocar a distância exigida entre as mesas, estabelecida em um metro e meio. A fiscalização começou na noite da sexta-feira (15) e foi até a madrugada deste sábado (16) e visitou seis estabelecimentos. Foram autuados o Luciano Bar, no Ipsep, e Seu Tito Boteco, no Bairro de Santana, ambos no Recife. O último também foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por estar com o plano de incêndio vencido, segundo informações do Procon-PE.

>> Bar, em Boa Viagem, no Recife, é interditado pela terceira vez por promover aglomerações

O Luciano Bar, no Ipsep, foi autuado pelo Procon por não respeitar o limite de dez pessoas por mesa e o distanciamento entre elas. As equipes registraram também a ausência de demarcação nas filas do caixa, além do estabelecimento ocupar uma possível área pública sem regularização, o que nesse caso será acionada a Dircon.


O Seu Tito Boteco, no Santana, foi autuado e interditado, pois foram constatadas as seguintes irregularidades: lotação acima do limite, incluindo mais de dez pessoas nas mesas e, ausência de distanciamento entre as mesas, além do som com altura inadequada. O Corpo de Bombeiros também autuou este estabelecimento, interditando o local por apresentar plano de incêndio vencido desde outubro de 2019, segundo informações do Procon.


Nos mais quatro estabelecimentos visitados as equipes não identificaram irregularidades. “O Procon, nessa operação conjunta com os demais órgãos, vem intensificando as fiscalizações para garantir a segurança e a saúde do consumidor pernambucano”, destacou a gerente de Fiscalização do Procon/PE, Danyelle Sena. A fiscalização se deu juntamente com as equipes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBPM) e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), sendo iniciada por volta das 19 horas desta sexta-feira (15) e terminando por volta das 2 horas deste sábado (16). O cidadão que queira denunciar festas ou aglomerações que desrespeitem as restrições sanitárias podem fazer pelo telefone 31817000


A fiscalização visitou seis bares, nos bairros de Boa Viagem, Ipsep, Santana e Beberibe. Nesta sexta (15), foi o primeiro dia em que entrou em vigor a proibição de sons nos bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares, bem como, na faixa de areia das praias, pelo prazo de 30 dias. O Procon já fiscalizou 319 bares e restaurantes e interditou 26 estabelecimentos, somando R$ cerca de 500 mil em multas. A ação, em conjunto com outros órgãos, visa ao cumprimento dos protocolos de prevenção da Covid-19 determinados pelo Governo do Estado. 

Tags

Autor