DESAPARECIMENTO

Menino Carlinhos é encontrado na Argentina, e mãe busca recursos para resgatá-lo

A fisioterapeuta Cláudia Boudoux confirmou a informação de que Carlinhos teria se apresentado as autoridades policiais da Argentina

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 23/01/2021 às 14:11
Foto: Diego Nigro / Acervo JC Imagem
"Agradeço muito a Deus por tudo isso, a única coisa que quero é trazer meu filho de volta", diz Claudia Boudoux - FOTO: Foto: Diego Nigro / Acervo JC Imagem
Leitura:

A fisioterapeuta pernambucana Cláudia Boudoux, mãe de Carlinhos Attias Boudoux, tem recebido a ajuda de amigos em uma campanha virtual para arrecadar recursos para que ela possa ir para Argentina reencontrar seu filho, levado pelo pai desde dezembro de 2015. De acordo com as informações do jornal Clarín, o menino que hoje tem 13 anos, se apresentou as autoridades policiais argentinas afirmando que estava perdido.

Há cinco anos, Claudia luta para trazer seu filho de volta para casa. No dia 28 de fevereiro 2019, uma ordem judicial determinou que o pai da criança, Carlos Boudoux, entregasse Carlinhos à sua mãe, no entanto, ela não foi cumprida e a criança também não foi localizada. Carlos foi preso no dia 15 de janeiro de 2020. 

>>Drama de mãe que teve filho levado pelo pai do Recife para a Argentina mais próximo do fim

Agora a história caminha para um desfecho. "Recebi a notícia da minha advogada, afirmando que meu filho tinha se apresentado na delegacia, mas não deu muitas informações. Acho que ele estava querendo preservar quem estava escondendo ele", afirmou Cláudia, ao JC.

Emocionada, a mãe do menino Carlinhos revelou que pretende embarcar para a Argentina no dia 31 de janeiro e espera voltar com seu filho para o Brasil no dia 5 de fevereiro. "O judiciário está de recesso, por enquanto ele se encontra em um lar para crianças. Um grande problema é que as fronteiras estão fechadas por causa da pandemia do coronavírus, além disso as passagens estão muito caras", relatou. Ainda segundo a fisioterapeuta, todos os amigos e familiares estão mobilizados para trazer Carlinhos de volta para casa. 

"Esperei por essa notícia por cinco anos. Agradeço muito a Deus e a única coisa que quero é trazer meu filho de volta para casa", declarou Cláudia.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, também conversou com a reportagem e disse que o governo tem acompanhado o caso desde 2015, prestando assistência a família com os órgãos competentes tanto no Brasil quanto na Argentina.

"Estamos acompanhando esses últimos fatos e em contato permanente com Dona Claudia. Nós vamos vamos analisar a possibilidade de liberar os recursos necessários, mas existe também uma questão de segurança do ponto de vista sanitário. Orientamos que ela procurasse o consultado para que seja emitida uma ordem sanitária humanitária que autorize sua entrada no país. Estamos tomando todas as cautelas necessárias neste momento de pandemia e esperamos resolver isso nos próximos dias", afirmou o secretário. 

ENTENDA O CASO

Cláudia foi forçada, por uma ordem judicial, a entregar Carlinhos ao ex-marido no dia 25 de dezembro de 2015. O argentino Carlos Boudoux, no entanto, deveria ter devolvido a criança dois dias depois, o que não aconteceu. A fisioterapeuta viu o filho pela última vez no dia 30 daquele mês, durante uma audiência que determinou que o pai passaria o ano-novo com o garoto.

“Depois disso, nunca mais soube dele. Só fui descobrir que Carlos fugiu com meu filho no carnaval, quando consegui uma ordem para entrar no apartamento dele”, afirmou ao JC, na ocasião. No local, não havia vestígios nem do pai nem do garoto.

Durante a judicialização do processo sobre a guarda de Carlinhos, foi descoberto que o pai da criança havia contratado uma idosa de 80 anos para tomar conta temporariamente dele, em um local não divulgado. Carlos  Boudoux foi preso no dia 15 de janeiro de 2020, mas Carlinhos permaneceu desaparecido. A idosa contratada por ele também foi presa. 


 


Comentários

Últimas notícias