PANDEMIA

Em 12 dias, Pernambuco vacina quase 100 mil pessoas contra a covid-19

Número pode parecer pequeno diante da população do Estado, mas é estimulante e leva esperança em meio à pandemia da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 30/01/2021 às 19:50 | Atualizado em 30/01/2021 às 21:08
Notícia
X

Pernambuco está bem perto da meta de 100 mil pessoas vacinadas contra a covid-19. Alcançou neste sábado (30), com uma ampla recepção para os idosos de 85 anos ou mais, o marco de 96.274 imunizações. Embora pareça pouco quando comparamos com a população do Estado - 9,6 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a vacinação dos primeiros "sortudos" leva esperança a todos em meio à pandemia do coronavírus. É um gesto que vai além dos números. Faz com que a sensação de que "nossa vez" na fila está mais perto e que os mais frágeis estão sendo protegidos.

Os trabalhadores da sáude seguem à frente da vacinação, com 61.879 profissionais atendidos. Os povos indígenas aldeados vêm na sequência, com 15.386 imunizados. Depois, os idosos com 85 anos ou mais, que chegaram a 14.457 registros. Esse número, inclusive, deverá crescer a cada dia porque a estrutura montada para a vacinação está funcionando no fim de semana em muitas cidades. Os idosos institucionalizados já representam 4.350 vacinações e as pessoas com deficiência institucionalizadas, outras 2.020. Pernambuco recebeu, até agora 270 mil doses da vacina Coronavac, 84 mil Oxford/AstraZeneca e, novamente, outras31,8 mil da Coronavac. As doses estão seguindo um cronograma de aplicação que garanta a primeira e segunda doses para os grupos beneficiados.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Pernambuco recebeu, até agora 270 mil doses da vacina Coronavac, 84 mil Oxford/AstraZeneca e, novamente, outras 31,8 mil da Coronavac. As doses estão seguindo um cronograma de aplicação que garanta a primeira e segunda doses para os grupos beneficiados - Tânia Rêgo/Agência Brasil

No Recife, por exemplo, a imunização começou no dia 19, com os profissionais de saúde. Neste sábado (30), primeiro fim de semana para os idosos com 85 anos ou mais, foram 65 salas distribuídas em nove centros de vacinação, além de três postos de drive thru espalhados pela cidade. Com atendimento das 7h às 19h30, inclusive no domingo (31). E quem foi tomar a vacina neste sábado, não só comemorou a oportunidade como foi puro estímulo à imunização. Jorge Luiz, por exemplo, garantiu que não dói e convocou a todos para se vacinar. "Não doeu nada. Não senti nada. Por isso, não é para ter medo. Venham todos. Temos que nos vacinar. Será melhor para todo mundo", incentivou.


Saiba onde vacinar idosos com mais de 85 anos contra covid-19 em cidades do Grande Recife

Recife
O Recife montou nove centros de vacinação, totalizando 65 salas de vacina, além de três pontos de drive-thru. Nesta terça-feira (26), os dez primeiros idosos a se cadastrarem para receber a vacina foram convidados para um ato simbólico realizado no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro, Zona Oeste da cidade.

Os centros de vacinação funcionarão, a partir desta quarta (27), das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, para atender o público-alvo desta segunda etapa do Plano Recife Vacina com as 16.520 doses recebidas da vacina Oxford/AstraZeneca.

Como fazer o agendamento?

Para ser imunizado, é necessário fazer um cadastro online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do Conecta Recife (aplicativo está disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS). Em seguida, o usuário poderá agendar o dia, hora e local da vacinação.

Day Santos/JC Imagem
PROCURA No Recife, postos de vacinação para idosos estiveram movimentados, mas sem filas nesse sábado - Day Santos/JC Imagem
RODOLFO LOEPERT/PCR IMAGEM
Idosos a partir de 85 anos receberam dose de vacina contra covid-19, nesta sexta-feira (29), no Centro de Vacinação Guilherme Abath, no Hipódromo, Zona Norte do Recife - RODOLFO LOEPERT/PCR IMAGEM
PAULO DANIEL/JC IMAGEM
Vacinação idosos Olinda. - PAULO DANIEL/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Prefeitura dá início da vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 85 anos na cidade do Recife. - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Após a aprovação da ANVISA, profissionais da saúde do Hospital de Referência da Covid-19, Unidade Boa Viagem, em Recife-PE, recebem a primeira dose da vacina contra o coronavírus, Coronavac. - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Locais de vacinação

Compaz Dom Helder Câmara, no Coque;
Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela;
Compaz Miguel Arraes, na Caxangá;
Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância;
Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
Escola Nadir Colaço, na Macaxeira;
UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.
Drive-thru

Os drive-thru são no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Olinda

Olinda inicia, nesta quarta-feira (27), o processo de vacinação para idosos a partir de 85 anos. A campanha busca atender, nesta primeira fase, a 3.840 cidadãos do município, que deverão realizar o agendamento eletrônico, evitando aglomerações. No primeiro dia, o ponto de partida será com pacientes acamados, incluindo aqueles já cadastrados na rede municipal de saúde.

Após a marcação, o cidadão olindense receberá a vacina em dois pontos, situados no Shopping Patteo, no bairro de Casa Caiada. O primeiro, no piso L1 (ao lado da Loja Renner), vai funcionar das 10h às 18h. E o outro, pelo sistema de drive-thru, onde o idoso será imunizado no interior do veículo, das 13h às 19h. A área destinada será a de embarque e desembarque dos motoristas de aplicativos, na via principal do centro de compras.

Como fazer o agendamento?

A Prefeitura de Olinda vai disponibilizar, a partir desta quarta-feira (27), um canal virtual de agendamento, no endereço www.agendavacina.olinda.pe.gov.br.

Jaboatão dos Guararapes
Tendo recebido um contingente de 5.760 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, o município da RMR começou nesta terça-feira (26) a imunização dos idosos acima de 85 anos que são cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas próprias residências deles.

Como fazer o agendamento?

Os idosos que não fazem parte do cadastro do ESF terão à disposição um aplicativo para agendarem data, hora e local onde serão imunizados nas demais fases da vacinação. As pessoas que não têm condições de se deslocar aos pontos de imunização serão atendidos por equipes itinerantes em domicílio, informou a prefeitura.

Cabo de Santo Agostinho
O Cabo de Santo Agostinho recebeu 1420 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca. Nesta quarta-feira (27), a campanha começará em Jussaral, para alguns idosos com mais de 85 anos que moram na localidade.

Como fazer o agendamento?

Em breve, serão divulgados os detalhes para que seja possível agendar a vacinação dos demais idosos com mais de 85 anos, pelo site da Prefeitura do Cabo. Serão seis pontos de vacinação. As pessoas com dificuldades de locomoção serão vacinadas em casa.

Paulista
Paulista recebeu cerca de 3.140 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca. De acordo com a Secretaria de Saúde, os idosos acamados serão imunizados em casa. O idoso ou responsável precisará procurar o ACS (Agente Comunitário de Saúde) mais próximo e comunicar a necessidade de locomoção de uma equipe.

Para os idosos que tiverem facilidade de locomoção estão sendo preparados pontos de vacinação e Unidades de Saúde da Família para dar início a imunização nesta quarta-feira (27), às 9h.

Locais de vacinação

Estacionamento do Shopping Norte Janga. Endereço: Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2491 - Janga;
Policlinica Adolpho Speck Endereço: R. Mimoso, 35 - Artur Lundgren I;
USF Ana Nery (bairro de Maria Farinha) Endereço: R. José Pereira de Amorim, 120 - Maria Farinha, Paulista.
Drive-Thru – próximo a UPA de Jardim Paulista Endereço da UPA: Estr. do Frio, 1000 - Jardim Paulista;* (A vacinação só ocorrerá neste ponto a partir desta quinta-feira (28).

Camaragibe
Começou nesta terça-feira (26) a vacinação dos idosos acima de 85 anos em Camaragibe. No município, pessoas com dificuldade de locomoção recebem as doses do imunizante em casa. Já os idosos em condições de locomoção terão que se dirigir à Unidade de Saúde do Bairro Novo. A cidade recebeu 1.290 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca.

 

Tags

Autor