crime

Quatro pessoas são presas por furto de energia em Olinda

Operação identificou desvio de energia em várias unidades comerciais, no bairro de Jardim Fragoso

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 04/02/2021 às 18:35 | Atualizado em 04/02/2021 às 18:48
Notícia
X

Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira (4) após uma operação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), em conjunto com a Polícia Civil do Estado e peritos do Instituto de Criminalística, identificar desvio de energia em várias unidades comerciais, no bairro de Jardim Fragoso, localizado no município Olinda, no Grande Recife. 

Durante a ação, as equipes técnicas constataram diversas ligações diretas na rede elétrica, sem medição. Todos os estabelecimentos funcionavam em uma mesma galeria. Foram encontradas irregularidades em duas lanchonetes, uma marmoraria, uma pizzaria, duas serralharias, um lava-jato, um salão de beleza e uma oficina de motores.  A Celpe ainda está calculando o volume de energia não faturada.

>> Empresário é preso e três estabelecimentos são flagrados furtando energia em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife

De acordo com a Companhia, após a operação, os imóveis ficaram desligados por não haver viabilidade técnica suficiente para serem ligados da forma correta pela concessionária. Os interessados em fazer a ligação de energia elétrica regular irão precisar construir o padrão de entrada dentro das normas técnicas para que a qualidade e a segurança no fornecimento seja garantido.

"É importante ressaltar que todas as vezes que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma do órgão regulador. Por isso, é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, disse o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.

As pessoas foram presas foram encaminhadas para a delegacia para prestar depoimento pelo crime de furto de energia.

Crime

O furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, que podem ser conferidos no site da Celpe, sem a necessidade de identificação.

 

Tags

Autor