Empresário é preso e três estabelecimentos são flagrados furtando energia em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife
Por meio de uma ação realizada nesta quarta-feira (13), as equipes técnicas constataram ligações diretas e fraudes nos medidores de energia feitas por um restaurante e duas lojas
Três estabelecimentos localizados no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram flagrados pela Companhia Energética de Pernambuco desviando energia. Por meio de uma ação realizada nesta quarta-feira (13), que contou com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco e peritos do Instituto de Criminalística, as equipes técnicas constataram ligações diretas e fraudes nos medidores de energia feitas por um restaurante e duas lojas. O proprietário de um dos estabelecimentos, de 53 anos, foi preso em flagrante por furto de energia.
A primeira fiscalização ocorreu em uma loja de informática localizada em uma galeria na Avenida Domingos Ferreira. Ao chegar ao local, os técnicos constataram que, na verdade, existiam duas lojas no centro comercial que estavam com os medidores fraudados. Uma delas teve a situação regularizada e o fornecimento normalizado. Já a segunda, por ser reincidente e possuir débitos com a companhia, teve o medidor retirado e só terá a energia religada após o pagamento da dívida e multa. De acordo com a polícia, o proprietário do estabelecimento foi levado à delegacia, onde foi preso em flagrante. No entanto, ao fazer o pagamento de fiança, foi solto e irá responder em liberdade.
- Gerente de rede de academia do Recife é preso em flagrante após Celpe flagrar furto de energia
- Celpe conclui investimento de R$ 21 milhões para evitar apagões no Estado
- 2021: Celpe opera em esquema especial para garantir fornecimento de energia na virada do ano
- Celpe prorroga prazo para receber projetos de eficiência energética
- Celpe começa a usar uma nova ferramenta que coloca todas as informações num único ambiente
O terceiro estabelecimento fiscalizado, de acordo com a Celpe, era um restaurante também reincidente. No local, foi constatada a falta do medidor de energia, estando a fiação irregular ligada diretamente na rede de distribuição da Celpe. A equipe da concessionária promoveu a regularização do imóvel e instalou o medidor. Técnicos da concessionária ainda visitaram uma padaria, mas não identificaram o furto, apenas o medidor adulterado. O equipamento foi substituído.
"É importante ressaltar que todas as vezes que ocorre o furto de energia, a conta dessas pessoas é paga pelos demais clientes, segundo a norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor em todo o Brasil. Por isso, é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede”, relata o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos. A Celpe informou que ainda está calculando o volume total de energia recuperada.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o trabalho foi coordenado pelo delegado seccional de Boa Viagem, Felipe Monteiro, e que além do homem preso, os responsáveis que estavam no momento da ação prestaram esclarecimentos à polícia. Confira nota na íntegra:
"A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia Seccional de Boa Viagem, participou, nesta quarta-feira (13), de ação integrada com a Celpe e Instituto de Criminalística. O Delegado Seccional de Boa Viagem, Felipe Monteiro, coordenou o trabalho realizado em três estabelecimentos comerciais localizados no bairro de Boa Viagem, sendo constatada a ocorrência de furto de energia em todos os lugares. O proprietário de um dos estabelecimentos (um homem, de 53 anos) foi preso em flagrante pela prática ilícita. Nos outros estabelecimentos, os responsáveis que estavam no momento da ação prestaram esclarecimentos à PCPE."
Crime
O furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, que podem ser conferidos no site da Celpe, sem a necessidade de identificação.