VIOLÊNCIA

Suspeitos de maus tratos contra pessoas idosas são presos no Recife

Ações aconteceram após denúncias pelo Disque 100 e WhatsApp da Delegacia do Idoso

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 08/02/2021 às 12:19 | Atualizado em 08/02/2021 às 12:45
Notícia
X

Três pessoas foram presas no Recife suspeitas de maus tratos a idosos de 75 e 82 anos, através de ação da Delegacia do Idoso (DPID), da Polícia Civil de Pernambuco. Os suspeitos eram familiares das vítimas. Coordenadas pelas delegadas Tereza Nogueira e Marisandra Pimentel, as prisões - efetuadas através de denúncias - aconteceram na última quinta-feira (4) e só foram divulgadas nesta segunda (8).

O primeiro caso de maus tratos acontecia no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital. Lá, foram presos a ex-esposa e o filho de um idoso de 82 anos, que vivia a maior parte do tempo sozinho, em uma sala com uma cama e um fogão, ainda que diagnosticado com Alzheimer avançado. Segundo a polícia, o quarto não tinha água, e o banheiro, que ficava do lado de fora, era mantido em condições sub-humanas.

A vítima ficava sem alimentação muita vezes e sem assistência todas as noites. Durante o dia, uma cuidadora olhava o idoso, mas vivia em constante ameaça de ser mandada embora pelos autuados. O idoso foi entregue aos cuidados de um filho. Após as formalidades legais, os autuados seguem à disposição da Justiça.

No bairro da Macaxeira, também na Zona Norte, ocorria o segundo caso de violência. Um homem de 58 anos foi preso em flagrante por suspeita de maus tratos contra a irmã idosa, de 75 anos. Quando a polícia chegou ao local, constatou que ela não tinha condições de se expressar, apenas balbuciando sons e abrindo os olhos com dificuldade. Segundo a cuidadora, a vítima era dopada pelo irmão com medicamentos para dormir. O suspeito confirmou à equipe policial que ministrava medicamentos tarja preta sem prescrição médica.

Apesar de residir em ambiente limpo e ter alimentação adequada, de acordo com a corporação, foi configurada a exposição ao perigo da saúde física e psíquica da idosa. Outras medicações, indicadas para Alzheimer e depressão, foram encontradas no local. Um exame toxicológico foi solicitado. A idosa foi entregue aos cuidados de uma irmã. O autuado assinou termo de compromisso para comparecimento em juízo e responderá em liberdade, à disposição da Justiça.

 

Tags

Autor