VIOLAÇÃO

Abandono de idosos aumenta mais de 180% em Pernambuco durante a pandemia

De acordo com o órgão, de março a outubro deste ano, foram registradas 59 denúncias, 38 a mais do que o mesmo período de 2019, quando somaram 21

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/11/2020 às 13:21 | Atualizado em 13/11/2020 às 15:20
PIXABAY
ISOLAMENTO Conforme dados da Ouvidoria, as denúncias aumentaram durante a pandemia, quando as pessoas se viram obrigadas a permanecer por mais tempo em casa - FOTO: PIXABAY

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) de Pernambuco, registrou um aumento de 180,95% no abandono contra pessoas idosas em comparação entre março e outubro de 2020 com o mesmo período de 2019. O dado foi informado nesta sexta-feira (13). De acordo com o órgão, de março a outubro deste ano, foram registradas 59 denúncias, 38 a mais do que o mesmo período de 2019, quando essas somaram 21.

Uma das vítimas dessa situação foi Tereza [nome fictício], que morava só, pois tinha sido abandonada pelos filhos. A estudante Maria Gabriela encontrou a idosa e não mediu esforços para ajudá-la. "Quando cheguei do trabalho a vi na rua, ela tinha sido despejada, pois estava devendo dois meses de aluguel, eu não poderia deixá-la naquela situação. Foi quando liguei para uma pessoa que conheço do CIAPPI, que me orientou a ligar para a polícia, para que pelo menos ela pudesse dormir aquela noite na casa onde morava”. A idosa foi, então, encaminhada para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI)

O desfecho de Tereza, no entanto, não se repete para todas as vítimas. Segundo o CIAPPI, muitas pessoas idosas ainda vivem em situação de abandono. "Não é possível que fechemos os olhos para situações como estas. Todos podem e devem denunciar qualquer tipo de violação contra esse público para que as providências sejam tomadas e os culpados punidos", frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Mesmo durante a pandemia, o CIAPPI informa que dado continuidade aos seus atendimentos e orientações. Além disso, o programa também realiza o monitoramento periódico de ILPIs. em conjunto com rede (estadual e municipal) de atenção às pessoas idosas.

Caso saiba de algum idoso que tenha sido abandonado, as denúncias podem ser feitas de forma anônima, com todo o sigilo resguardado, sendo a pasta. Para realizar a denúncia, basta entrar em contato com o Centro pelo telefone (81) 3182-7649 ou pelo e-mail [email protected], no horário das 9h às 16h.

Ranking das violações que aumentaram de março a outubro de 2020:

(Dados do CIAPPI)

1. Abandono

2. Violência Verbal

3. Violência Patrimonial

4. Ameaça

5. Perturbação do Sossego

6. Cárcere Privado

7. Autonegligência

Comentários

Últimas notícias