IGREJA CATÓLICA

Missa de Cinzas será celebrada na catedral de Olinda, no Grande Recife

Celebração marca o início da Quaresma, quando tem início o período de preparação para a Páscoa

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/02/2021 às 15:44 | Atualizado em 12/02/2021 às 16:04
Notícia
X

A partir desta quarta-feira (17), católicos do mundo inteiro dão início ao período de preparação para a Páscoa. No Grande Recife, a tradicional Missa de Cinzas, que marca a abertura da Quaresma, será celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na igreja catedral de Olinda, na quarta-feira (17), às 9hrs. Quem quiser participar, precisará obedecer as normas de distanciamento e de higienização atuais.

A partir das 15h, dom Fernando se junta a bispos, padres e lideranças pastorais para realizar o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2021 na sede do Regional Nordeste 2 da CNBB (CNBB NE2), na Rua Dom Bosco, bairro da Boa Vista, Centro do Recife. Este ano, a Campanha da Fraternidade traz o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor" e o lema –"Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade".

“A Quaresma é tempo de conversão, de preparação para a Páscoa que é a grande festa de nossa Igreja”, explica dom Fernando. “Participar da missa, receber as cinzas, fazer jejum e caridade, tudo isso é indispensável para o cristão que quer viver com piedade a Quaresma para partilhar a alegria da Páscoa do Senhor”, afirmou o arcebispo.

Seguindo as orientações da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do Vaticano, o rito da Missa das Cinzas deste ano foi alterado. A primeira mudança será com a fórmula (texto) do Missal Romano. Ela será dita pelo sacerdote apenas uma vez. A leitura será feita do altar, para todos, e não diante de cada fiel ao receber as cinzas. Os sacerdotes e ministros também não farão a cruz de cinzas na testa dos fiéis, mas sim deixarão com que elas caiam sobre a cabeça das pessoas. A orientação, que tem o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus, foi repassada pelo arcebispo para todas as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife.

As cinzas utilizadas na celebração são obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior. Representando a humildade, elas recordam ao cristão a sua origem e o seu fim, como no versículo do livro de Gênesis da Bíblia Sagrada: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”.

Tags

Autor