ÁGUA

Compesa: queda de energia no Grande Recife prejudicou calendário de abastecimento

Segundo a companhia, a interrupção do fornecimento de energia provocou algumas situações de estouramentos em adutoras

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/02/2021 às 19:30 | Atualizado em 12/02/2021 às 20:01
Notícia
X

A falta de energia que atingiu bairros do Grande Recife nesta sexta-feira (12), impactou na operação de vários sistemas de abastecimento de água que atendem o Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A falha de um disjuntor em uma subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) já foi solucionada, entretanto, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), várias unidades operacionais foram impactadas, paralisando o funcionando e causando prejuízo à distribuição de água nessas localidades.

Segundo a companhia, a interrupção do fornecimento de energia provocou algumas situações de estouramentos em adutoras, como foi o caso da Adutora de Viana, que atende a cidade de Camaragibe, e a Estação Elevatória do Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata. Além disso, mesmo com a retomada da energia, os sistemas de abastecimento precisam de um tempo para a retomada plena de suas operações, fazendo com que os calendários de abastecimento estejam prejudicados.

Em nota, a Compesa pediu compreensão da população e informou que as medidas necessárias estão sendo adotadas para corrigir as ocorrências.

"A Compesa lamenta o ocorrido e informa que, mesmo com todo o cuidado na retomada da operação de seus sistemas, a falta brusca de energia pode provocar danos às tubulações. As providências estão sendo adotadas para corrigir as ocorrências com a maior brevidade possível. A Companhia pede a compreensão da população pelo ocorrido, que foge da gestão da empresa", diz trecho da nota.


De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que é responsável pela administração da subestação,

Tags

Autor