Compesa: queda de energia no Grande Recife prejudicou calendário de abastecimento
Segundo a companhia, a interrupção do fornecimento de energia provocou algumas situações de estouramentos em adutoras
A falta de energia que atingiu bairros do Grande Recife nesta sexta-feira (12), impactou na operação de vários sistemas de abastecimento de água que atendem o Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A falha de um disjuntor em uma subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) já foi solucionada, entretanto, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), várias unidades operacionais foram impactadas, paralisando o funcionando e causando prejuízo à distribuição de água nessas localidades.
Segundo a companhia, a interrupção do fornecimento de energia provocou algumas situações de estouramentos em adutoras, como foi o caso da Adutora de Viana, que atende a cidade de Camaragibe, e a Estação Elevatória do Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata. Além disso, mesmo com a retomada da energia, os sistemas de abastecimento precisam de um tempo para a retomada plena de suas operações, fazendo com que os calendários de abastecimento estejam prejudicados.
- Saiba como conseguir uma caixa d'água de 500 litros da Compesa
- MPPE denuncia por 5 crimes os policiais presos com armas em Jaboatão dos Guararapes
- Ibama cede à Belo Monte e rio Xingu volta a conviver com vazão mínima de água
- Apartamento pega fogo no Residencial Catamarã, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes
- Cadastro para vacinação contra a covid-19 de idosos a partir de 80 anos tem início em Jaboatão dos Guararapes; veja como fazer
Em nota, a Compesa pediu compreensão da população e informou que as medidas necessárias estão sendo adotadas para corrigir as ocorrências.
"A Compesa lamenta o ocorrido e informa que, mesmo com todo o cuidado na retomada da operação de seus sistemas, a falta brusca de energia pode provocar danos às tubulações. As providências estão sendo adotadas para corrigir as ocorrências com a maior brevidade possível. A Companhia pede a compreensão da população pelo ocorrido, que foge da gestão da empresa", diz trecho da nota.
De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que é responsável pela administração da subestação,