Nem vinte dias se passaram desde que a estátua do Rei do Brega, Reginaldo Rossi, passou a fazer parte da paisagem recifense, e o equipamento, que custou R$ 35 mil dos cofres públicos, já foi alvo de vandalismo. Entregue no último dia 2 de fevereiro pela gestão municipal, a obra está localizada no Pátio de Santa Cruz, na área central do Recife.
>> Estátua no Recife eterniza o Rei Reginaldo Rossi; veja fotos
>> Reginaldo Rossi é declarado Patrono do Brega pela Alepe
Rossi está eternizado na cidade sentado em um banco e debruçado em uma mesa de bar. O artista foi esculpido junto com um microfone, uma rosa, um papel e uma bandeja com garrafa e copo de cerveja. Neste domingo (21), a reportagem do JC encontrou a garrafa pichada por vândalos.
A dona de casa Kyrteis Falcão e a irmã Kátia, foram até o local para tirar uma foto com o cantor e compositor e encontraram o equipamento depredado. "Reginaldo Rossi é uma preciosidade da nossa cultura. Nossos pais foram professores dele na infância e nós chegamos a conhecê-lo na juventude. É uma bela homenagem, mas ao mesmo tempo triste que esteja nessa situação. Além de manchar o patrimônio, também é uma mancha na imagem do artista que ele foi. É realmente lamentável."
O vendedor Jó Arcanjo também lamentou a situação. "São pessoas sem educação. Cabe ao poder público também cuidar dessa memória de alguém que foi tão importante. Não basta apenas inaugurar, mas manter a manutenção em dia. E isso vale para outros locais da cidade, como o Marco Zero", opinou.
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou, por nota, que uma equipe irá ao local para vistoriar a obra ainda nesta segunda-feira (22) para fazer o levantamento dos serviços necessários ao reparo da estátua de Reginaldo Rossi A Emlurb esclareceu, ainda, que são investidos dois milhões de reais anualmente apenas para consertos referentes a depredação e pichações no Recife, valor que seria suficiente para construir duas creches ou duas Upinhas.
O cantor e compositor Reginaldo Rossi, que faleceu em 2013, aos 69 anos, foi declarado Patrono do Brega pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em outubro de 2020. A obra inaugurada pela prefeitura no Pátio de Santa Cruz é do escultor Demétrio Albuquerque e integra, junto a outras 17 esculturas, o Circuito da Poesia.
Comentários