NATUREZA

Tartaruga-de-pente desova na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes

Espécie, que está ameaçada de extinção, coloca em média entre 80 e 200 ovos por vez

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 22/02/2021 às 8:27 | Atualizado em 22/02/2021 às 10:32
Notícia
X

A praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, recebeu mais uma desova da tartaruga-de-pente, espécie em extinção, na noite desse domingo (21). Segundo o Monitoramentos de Animais Marinhos e Silvestres (MOAMAS) da cidade, o animal coloca, em média, entre 80 e 200 ovos por vez.

O núcleo recebeu uma chamada de um morador local, que avisou sobre a desova. Então, o chefe do MOAMAS, Adriano Artoni, fez a vistoria. Nesta manhã de segunda (22), o local será cercado e protegido.

Por ser um ponto de reprodução de tartarugas das espécies pente, verde, cabeçuda e oliva, a região é monitorada 24h por equipes da prefeitura.

Cuidados

De janeiro a fevereiro de 2021, Jaboatão já identificou 19 novos ninhos. Quatro ninhos já eclodiram. A pasta estima que cerca de 2 mil ovos que colocados ainda não foram localizados.

Por isso, Artoni alerta a população e os comerciantes da praia a terem responsabilidade com os animais.

"Quando a tartaruga sobe, deixa o rastro. No tempo que leva para a gente chegar ao local, os banhistas e comerciantes acabam apagando o rastro, o que dificulta a localização e o monitoramento", conta.

Segundo o especialista, a mesma tartaruga pode colocar de três a seis ninhos em uma única temporada, que acontece de setembro a maio. Em Jaboatão, são em torno de 26 ninhos por ano. Já os ovos levam de 45 a 70 dias para eclodir.

Evento chama atenção para desova de tartarugas marinhas

Na Praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, o Festival Ambiental chamou atenção para o ciclo de vida das tartarugas marinhas. As estrelas do evento foram os surfistas, que participaram de um campeonato no sábado e domingo em quatro modalidades: Surfe, Longboard, Body Surf, Bodyboarding. 


O evento, que tem o apoio da Prefeitura do Cabo, é uma iniciativa do PQP Surf Club Projeto Ambiental Social. Na praia de Enseada dos Corais, de acordo com o Biólogo Marinho, credenciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Felipe Brayner, atualmente existem, ao longo na faixa da areia, quatros ninhos de tartarugas marinhas, que estão em período de reprodução.


"Este projeto ambiental foi voltado para a questão da preservação ambiental e na reprodução consideradas essenciais para a manutenção das espécies e desova das tartarugas", comentou o organizador do evento, João Carlos.


Os quatros primeiros vencedores de cada categoria ganharam troféus confeccionados por uma artesã local e uma placa de participação da competição. Para o atleta Deivisson Santos, morador da Praia de Pedra do Xaréu, campeão Brasileiro Amador sub-18 e também campeão Pernambucano sub-18, este evento é uma maneira de conscientizar a população e visitantes que sobre a preservação do meio ambiente e dos animais marinhos. "A praia de Enseada é um dos locais onde sempre há ninhos de tartarugas. É sempre importante orientar os frequentadores da praia que neste ponto há esses animais ameaçados de extinção", ressaltou.


Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou aos atletas uma ambulância, em caso de emergência Além disso, a FlexBem Saúde e Benefícios disponibilizou para os visitantes da praia e também para os participantes do evento serviços de saúde como aferição de pressão arterial e de glicemia .

Tags

Autor