TRANSTORNOS

Goiana, na Zona da Mata, amanhece com muita chuva e pontos de alagamento; veja onde mais choveu em Pernambuco

A precipitação tem causado alagamentos em ruas e residências da cidade, dificultando, inclusive, a locomoção das pessoas

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 26/02/2021 às 8:25
Notícia

Cortesia
O município registrou 118,80mm nas últimas 24 horas - FOTO: Cortesia
Leitura:

Muita chuva e transtornos estão sendo registrados na manhã desta sexta-feira (26) em algumas localidades de Pernambuco. O município de Goiana, na Zona da Mata, por exemplo, atingiu a marca de 118,80 milímetros de chuva só nas últimas 24 horas, segundo monitoramento pluviométrico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Foi a cidade onde mais choveu no Estado.

A precipitação tem causado alagamentos em ruas e residências da cidade, dificultando, inclusive, a locomoção das pessoas. Veja imagens enviadas para a reportagem do JC:

Em algumas casas, os moradores precisaram agir rapidamente para proteger móveis e eletrodomésticos. Por muito pouco a chuva não levou tudo. Já em alguns pontos comerciais, como na clínica estética que a recepcionista Andreza Schirlem trabalha, as máquinas e os armários precisaram ser suspensos. 

"Se nós não tivéssemos chegado antes pra tirar as máquinas do chão, tínhamos perdido tudo. Ainda bem que conseguimos salvar as coisas. O único problema é que se voltar a chover vamos ter que fazer isso de novo, porque não tem mais o que fazer", disse Andreza. 

Em diversas ruas a água era tanta que muitos veículos acabaram não conseguindo passar. Além disso, muitas pessoas tiveram que se arriscar atravessando com o corpo coberto pela água suja, e em determinados pontos, cheios de lixo. 

De acordo com seu Antônio Andrade, que é aposentado, a falta de saneamento na cidade agrava os períodos de chuva. "Eu vou ter que ficar do lado de fora [de casa] cuidando para água não entrar", contou.

>> Chuvas fortes causam alagamentos e outros transtornos no Grande Recife nesta sexta-feira

>> Veja imagens da chuva desta sexta-feira (26) no Grande Recife

Depois de Goiana, na Zona da Mata, os cinco municípios que registraram as maiores precipitações nas últimas horas são todos da Região Metropolita do Recife.

Olinda alcançou o segundo maior índice pluviométrico do estado, com 98,36 mm. Cabo de Santo Agostinho vem logo em seguida, com 74,18 mm. No Recife, os bairros de Santo Amaro, na área central, e Campina do Barreto, na Zona Norte, foram os que mais registraram chuvas, com 70,99 mm e 63,19 mm, respectivamente.

Já Abreu e Lima contabilizou 59,29 mm e Igarassu, 43,14 mm. As informações foram colhidas até as 7h40 desta sexta.

Confira abaixo os locais:

>>Veja a previsão do tempo para esta segunda-feira (15) em Pernambuco

  • Goiana, Zona da Mata - 118,80 mm
  • Olinda, RMR - 98,36 MM
  • Cabo de Santo Agostinho, RMR - 74,18 mm
  • Recife, bairro de Santo Amaro - 70,99 mm
  • Recife, bairro de Campina do Barreto - 63,19 mm
  • Abreu e Lima, RMR - 59,28 mm
  • Recife, bairro do Torreão - 49,02 mm
  • Igarassu, RMR - 43,93 mm

De acordo com o meteorologista da Apac Romilson Ferreira, esta quantidade de chuva, neste período do ano, não é comum. "A gente ainda não está no período chuvoso da nossa região, então o que a gente pode dizer é que não é normal, a chuva está acima do que é esperado pra este período", revelou.

Alerta

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, às 19h da quinta-feira (25), um alerta para a possibilidade de chuva com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife (RMR), na Zona da Mata Norte, no Agreste e no Sertão de Pernambuco.

O alerta é válido até as 23h59 desta sexta. 

A Defesa Civil disponibiliza os números (81) 3181-2490 e 199 para ocorrências e orienta que moradores de áreas de risco mantenham-se em alerta nas próximas horas.

 

Previsão do tempo

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) na Região Metropolitana do Recife (RMR) é de que o dia será parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte. A Mata Norte, a Mata Sul e o Agreste também seguem com a mesma previsão.

Já no Sertão pernambucano e no Sertão do São Francisco, o tempo deverá ser nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte.

>> Apac alerta para chuva moderada a forte em parte do Estado de Pernambuco

O Arquipélago Fernando de Noronha, por sua vez, deve registrar um céu parcialmente nublado e sem chuva em toda a região.

Temperaturas

Grande Recife - Mínima de 21°C e máxima de 32°C;
Mata Norte - Mínima de 22°C e máxima 33°C;
Mata Sul - Mínima de 21°C e máxima de 32°C;
Agreste - Mínima de 19°C e máxima de 35°C;
Sertão de Pernambuco - Mínima de 19°C e máxima de 36°C;
Sertão de São Francisco - Mínima de 22°C e máxima de 37°C;
Fernando de Noronha - Mínima de 26°C e máxima de 31°C.

Comentários

Últimas notícias