MANIFESTAÇÃO

Católicos protestam nesta sexta (5) por inclusão de igrejas no rol de serviços essenciais em Pernambuco

Atividades religiosas estão, assim como todas as outras não essenciais, impedidas de acontecer após as 20h nos dias úteis e durante os sábados e domingos, até o dia 17 de março

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/03/2021 às 10:40 | Atualizado em 05/03/2021 às 11:06
Notícia
X

Fiéis católicos protestaram na manhã dessa sexta-feira (5) em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, pedindo que igrejas sejam inclusas entre os serviços essenciais em Pernambuco. O pedido acontece após novo decreto definir que, até 17 de março, todas as atividades não essenciais estão proibidas das 20h às 5h durante a semana e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos.

A manifestação pacífica contou com a presença do padre Jurandir Dias e do padre José Vila Nova, que rezaram o terço por volta das 8h junto a fiéis de diferentes paróquias da Região Metropolitana. Além deles, também protestaram sacerdotes e o vereador do Recife Felipe Alecrim (PSC).

O grupo informou que não chegou a ser recebido por representantes do Governo do Estado. Já a assessoria da Casa Civil respondeu que não houve solicitação para uma reunião, e que inclusive ficou aguardando o grupo se organizar para se pronunciar, o que não teria ocorrido.

Por nota, o grupo afirma que "as paróquias seguem, desde o início, as orientações sanitárias", como o uso de máscaras e distanciamento social, e argumenta que são "importantes agentes na promoção do equilíbrio emocional e trabalhos sociais que ajudam a muitos nesse período pandêmico".

A fiel e comunicóloga Eline Santos defende que o funcionamento das paróquias seja liberado nos finais de semana. "Sabemos que existem leis que garantem a liberdade de culto, que nos garantem essa proteção em relação à nossa expressão religiosa. Em frente ao decreto do governador, que não inclui as igrejas como serviço essencial, a gente precisou clamar para que haja essa inserção, visando que as missas nos fins de semana não sejam impedidas. Visto que para nós, católicos, o domingo é o principal dia de culto religioso".

Atividades físicas

Nessa quinta-feira (4), profissionais de Educação Física, proprietários de academias e estudantes de Educação Física também protestaram para que as atividades físicas fossem tratadas como serviço essencial. O grupo, por meio do movimento intitulado de #SomosEssenciais, caminhou do Marco Zero do Recife até o Palácio do Campo das Princesas.

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) e o Sindicato das Academias de Pernambuco (SINDAC-PE) também participaram do ato. No Palácio do Campo das Princesas, uma comissão formada pelo Presidente do CREF12/PE, o professor Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), a 1ª vice-presidente Nillúzia Arruda (CREF 004223-G/PE) e os diretores do SINDAC – PE Adriana França e Liedson Lima Melo, foi recebida pelo o Secretário Executivo da Casa Civil, Carlos Eduardo Figueiredo.

De acordo com o presidente Lúcio Beltrã, a conversa foi produtiva. “Queremos estar ao lado do poder público na promoção de saúde da população. A conversa foi produtiva, mostramos a importância da atividade na prevenção em saúde e também no tratamento de várias doenças. Ainda apresentamos o pleito da prioridade em vacinar os Profissionais de Educação, já que somos profissionais de saúde reconhecidos por lei. A atividade física ajuda sim na prevenção da versão mais grave da COVID-19 entre outras comorbidades. O secretário garantiu que levará nossas reivindicações ao Governador Paulo Câmara e ao Comitê de enfrentamento a COVID-19 no estado”, detalhou.

Tags

Autor