saúde

Sem avisar, Paulista suspende vacinação contra covid-19 e idosos voltam para casa sem receber imunizante

A vacinação para idosos com mais de 75 anos teve início nessa segunda-feira (8)

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 10/03/2021 às 10:53 | Atualizado em 10/03/2021 às 10:59
Notícia
X

Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal

O sentimento de decepção tomou conta dos idosos com mais de 75 anos do município de Paulista, no Grande Recife, que foram se vacinar contra a covid-19 na manhã desta quarta-feira (10). Isso porque o município suspendeu a imunização até a chegada de novos lotes de vacinas. A vacinação para esse grupo prioritário teve início nessa segunda-feira (8). A exceção é para os idosos acamados.

No Clube Municipal de Paratibe, um dos quatro pontos de imunização, os idosos chegaram a formar uma fila, até descobrirem que não seriam imunizados nesta quarta. A suspensão da vacinação para este grupo ocorre após o espaço apresentar aglomeração e outros problemas na terça-feira (9), quando não havia cadeiras suficientes para que os idosos aguardassem a aplicação da vacina. Alguns deles chegaram a chorar devido ao transtorno.

>> Paulista suspende aplicação da 1ª dose da vacina contra a covid-19 por falta de imunizantes

"Cheguei aqui e encontrei os portões fechados. Fiquei esperando a vacina, mas não vai ter hoje. Agora vou para casa e ficar esperando ter novamente. Estou triste, porque queria tomar logo para não adoecer", disse dona Luzinete Ferreira, de 77 anos, que chegou no local às 7h.

De acordo com Secretaria de Saúde do município, até esta sexta-feira (12) a cidade irá disponibilizar um formulário eletrônico, com link disponível no site da prefeitura e mídias sociais, para que os idosos possam fazer um agendamento e assim, realizarem a vacinação. O objetivo é que, com a marcação, a aglomeração de pessoas nos pontos de vacinação seja evitada e a segurança do distanciamento social seja mantida.

 

Para Solange Miguel Bispo, que também compareceu ao Clube Municipal de Paratibe nesta quarta para levar a mãe, de 79 anos, para ser imunizada, houve falta de comunicação por parte da gestão do município. "Chegamos aqui e, como se diz, demos com os 'burros n'água'. Ninguém avisou nada, foi uma falta de comunicação", disse.

Desde que iniciou a campanha de vacinação contra a covid-19, a cidade de Paulista fazia a imunização da seguinte forma: os moradores compareciam aos locais portando carteira de identidade (RG) e comprovante de residência, realizavam um cadastro para, em seguida, receber a dose da vacina.

Bolsa família

Além dos idosos, compareceram ao Clube Municipal de Paratibe pessoas que estavam precisando realizar um cadastro no Bolsa Família, causando aglomeração. Alguma delas chegaram a dormir no local, com medo de que as fichas acabassem.

Confira os locais de vacinação em Paulista:

  • Centro Administrativo: Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222 - Maranguape 1
  • FASUP: Avenida Dr. Claúdio José Gueiros Leite, 3580 - Janga
  • USF Ana Nery: Rua José Pereira de Amorim, 120 - Maria Farinha
  • Clube Municipal de Paratibe: Rua Doutor José Mariano, sn - Paratibe

Tags

Autor