PANDEMIA

Enfrentando alta taxa de ocupação dos hospitais do Estado, Pernambuco contrata leitos de covid-19 na Bahia

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (11), a contratação de 10 vagas de UTI do Hospital Promatre, da rede particular, em Juazeiro, na Bahia

JC
JC
Publicado em 11/03/2021 às 19:29
HEUDES REGIS/SEI
Leito de hospital destinados a pacientes com covid-19 - FOTO: HEUDES REGIS/SEI
Leitura:

Com a alta ocupação de leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas unidades de saúde do Estado se mantendo alta, o Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (11), a contratação de 10 vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Promatre, privado, localizado em Juazeiro, na Bahia. Na rede pública de saúde, a taxa média de ocupação dos 1.151 leitos de UTI destinados a pessoas com suspeita e diagnóstico da covid-19 permanece em 95%.

Desde a segunda-feira (8), segundo a gestão estadual, a rede de terapia intensiva do Estado ganhou mais 80 leitos, distribuídos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Sertão. 

“Trabalhamos diariamente para minimizar os impactos da pandemia e salvar vidas. O Governo de Pernambuco está abrindo leitos numa velocidade nunca antes vista. Já são mais de 1.150 vagas de UTI em todo o Estado e até mesmo fora dele. A perspectiva é que possamos fechar a semana com mais 180 novos leitos de terapia intensiva efetivamente abertos”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (11).

Os leitos de UTI foram abertos nos hospitais Eduardo Campos da Pessoa Idosa (10), Otávio de Freitas (10), Real Hospital Português (8), no Recife; Tricentenário (20, sendo que 17 já foram abertos hoje e três serão ativados até o final do dia), em Olinda; Memorial Guararapes (10), em Jaboatão dos Guararapes; Fernando Bezerra (2), em Ouricuri; Santa Maria (10), em Araripina; e os 10 do Promate. Nesta quinta-feira (11), a rede estadual soma 2.192 leitos de covid-19, sendo 1.151 de UTI e o restante de enfermaria.

De acordo com o secretário de Saúde, até o final desta semana ainda há a expectativa de abrir mais 100 leitos de terapia intensiva nos hospitais de referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (20), Evangélico (10), Eduardo Campos da Pessoa Idosa (10), Otávio de Freitas (10); Cesac Prado (20) e Real Hospital Português (2), no Recife; Mestre Vitalino (10), em Caruaru; e Hospital Universitário de Petrolina (8).

Enfermaria

Além das vagas de UTI, nesta semana também foram abertos 15 leitos de enfermaria nos hospitais Geral de Areias (10), no Recife; e Regional Fernandes Salsa (5), em Limoeiro. Nos próximos dias, ainda serão colocados em funcionamento mais 67 leitos nos hospitais de referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (10) e Cesac Prado (20), no Recife; Jaboatão Prazeres (12), em Jaboatão dos Guararapes; Belarmino Correia (15), em Goiana; e São Sebastião (10), em Caruaru.

Comentários

Últimas notícias