imunização

Sábado de choro, emoção e alegria em vacinação contra covid-19 de idosos de 70 anos no Recife

Idosos, como Dona Vera, esperavam ansiosos pelo momento da vacina. "Quando foi anunciada fiquei felicíssima, como quem ganha um prêmio. Sabe criança quando ganha um pirulito?", disse a aposentada, aos prantos

Imagem do autor
Cadastrado por

Elton Ponce

Publicado em 13/03/2021 às 9:49 | Atualizado em 13/03/2021 às 12:33
Notícia
X

Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal

Emoção, alegria e alívio. Foi dessa forma, e com muito agradecimento, que teve início neste sábado (13) no Recife a vacinação contra a covid-19 de idosos com 70 anos ou mais. O agendamento da imunização deste grupo está aberto desde a sexta-feira (12), e pode ser feito através do site ou do aplicativo (Android | iOS) Conecta Recife. A capital pernambucana foi a primeira do país a iniciar a aplicação da vacina para essa faixa etária.

No ginásio Geraldão, na Zona Sul, um dos 16 pontos de imunização na capital, muita gente acordou cedo para tomar a tão esperada vacina. A aposentada Vera Lúcia, 70 anos, foi uma delas. Ela estava ansiosa. "Esperei esse tempo todo, minha filha, rezando que chegasse até aqui. Eu sou doente, fiquei com medo de morrer", disse. Ela contou os momentos angustiantes na espera pela vacina. Por ter outras comorbidades, temeu que a contaminação pelo novo coronavírus pudesse causar mais complicações. "Foi um sufoco (esperar pela vacina). Eu dizia 'Jesus, vou pegar essa doença e vou morrer sem tomar nada'. Quando foi anunciada fiquei felicíssima, como quem ganha um prêmio. Sabe criança quando ganha um pirulito?", disse a aposentada, visivelmente emocionada.

No entanto ela fez queixas quanto ao cadastro no aplicativo, pois teve dificuldades de realizá-lo. "Não consegui me cadastrar e vim direto", disse. Mas não foi só dona Vera que teve problemas com o cadastro. O autônomo Neilton Rodrigues, 70 anos, também não conseguiu realizar o registro. "Vim na esperança de tomar, porque estou cadastrado desde fevereiro, me recadastrei ontem e não consegui agendar pelo aplicativo. Vim ver se o pessoal tem coração bom para me atender", explicou. 

Jailton Junior/JC Imagem
"É uma dose de esperança. Graças a Deus essa semana chegou a minha idade. Foi um presente de aniversário, o melhor que tive essa semana!", celebrou Neilton Rodrigues, 70, ao ser vacinado no Geraldão. Ele fez aniversário no dia 11 de março - Jailton Junior/JC Imagem

Neilton também estava bastante emocionado no momento da vacinação. Ele fez 70 anos no último dia 11 e estava ansioso pela imunização. "É uma dose de esperança. Graças a Deus essa semana chegou a minha idade. Foi um presente de aniversário, o melhor que tive essa semana!", celebrou. "Agora é esperar a segunda dose e tomar os cuidados. Essa camarada anda sempre aqui comigo (disse, mostrando a máscara). O uso é constante no meu ambiente de trabalho", finalizou seu Neilton, dando um exemplo de como se comportar em tempos de covid-19.

Com relação ao problema, a Secretaria de Saúde do Recife informou que orienta que os idosos procurem parentes que possas ajudá-los não só no cadastro, mas em toda a orientação e transporte até os locais de vacinação. Para os que ainda assim não conseguirem, devem se dirigir até os locais de vacinação ou a uma das Unidades de Atenção Básico, onde há equipes especializadas para ajudar no cadastro e agendamento.

Casal que vacina unido, permanece unido

Além dos idosos com 70 anos, outros grupos também puderam se vacinar no drive-thru montado na área externa do Ginásio Geraldão. E um casal esteve no local para garantir suas doses.

Pedro Agostinho, de 82 anos, foi em busca da segunda. "Graças a Deus não tive efeito colateral nenhum. Nota 10 para a organização", elogiou. Maria do Carmo, 73, esposa de Pedro, foi tomar a primeira dose. "Fiquei felicíssima (ao saber que poderia se vacinar)!", comemorou a idosa

Confira os locais de vacinação drive-thru no Recife

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira
  • Parque da Macaxeira, na Zona Norte
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife

Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

Tags

Autor