SAÚDE

Olinda suspende agendamento de vacinação para idosos entre 75 e 79 anos por falta de doses

Quem já teve agendamento confirmado está com as doses asseguradas e poderá ser imunizado na data e no local escolhidos

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 15/03/2021 às 13:12 | Atualizado em 15/03/2021 às 14:10
Notícia
X

O município de Olinda, no Grande Recife, suspendeu o agendamento para vacinação de idosos entre 75 e 79 anos. A gestão alega não estar recebendo o quantitativo de vacinas suficiente para o grupo, e que solicitou mais doses à Secretaria de Saúde Estadual desde o início do mês.

A Secretaria de Saúde de Olinda informou, por nota, que na última remessa só recebeu o suficiente para vacinar 12% dos idosos da faixa etária alvo, e que só vai retomar o agendamento para esse público prioritário quando o município receber uma nova remessa do imunizante que possa contemplar a todos.

Quem já teve agendamento confirmado está com as doses asseguradas e poderá ser imunizado na data e no local escolhidos. A prefeitura pede que o grupo prioritário continue realizando o cadastro no site (www.olinda.pe.gov.br) e para que fique atento para a disponibilização de novas vagas de agendamento.

Para os demais grupos prioritários, a vacinação continua acontecendo de segunda a sexta-feira no Shopping Patteo, das 9h às 17h; no Espaço Caenga, Vila Olímpica de Rio Doce e Escola Coronel José Domingos da Silva, em Ouro Preto, das 9h às 16h.

Posicionamento da SES-PE

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que o envio das doses das vacinas contra a Covid-19 para os municípios pernambucanos é feito de forma equânime, tendo como base os cálculos populacionais dos grupos prioritários do próprio Ministério da Saúde e o quantitativo de doses encaminhadas pelo órgão federal.

Frisou, também, que todo o quantitativo recebido já foi repassado. E que em relação aos idosos entre 75 e 79 anos, foram enviadas pelo órgão federal, na semana passada, vacinas para atender 12% dessa faixa etária. A SES-PE destacou a importância dos gestores municipais organizarem suas estratégias para evitar perdas e monitorar a evasão do público. Por fim, afirmou que vai "continuar realizando todas as ações necessárias para garantir a vacinação contra a Covid-19 na população pernambucana tão logo as doses sejam disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização."

Tags

Autor