SEGURANÇA

Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco promete paralisar atividades nesta quinta (18), em protesto por vacina

Além da vacinação, os policiais civis exigem o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e melhores condições de trabalho

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 16/03/2021 às 12:56 | Atualizado em 16/03/2021 às 20:45
Notícia
X

atualizada às 20h27

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) decidiu, durante reunião na manhã desta terça-feira (16), paralisar as atividades da segurança pública na próxima quinta-feira (18), das 8h às 12h, dia em que o Estado entra em regime de quarentena mais rígida. O ato acontece também na Bahia, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, em protesto por prioridade na vacinação da categoria contra a covid-19. 

Segundo o Sinpol, diversos serviços não serão cumpridos nesses Estados durante o movimento. Em Pernambuco, deverão ser suspensos: Confecção de Boletim de Ocorrência (BO), lavratura de flagrante, lavratura de TCOs, intimações, investigações, cumprimento de mandados de prisão, dentre outros, com exceção dos serviços do Instituto Médico Legal (IML).

Além da vacinação, os policiais civis exigem o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e melhores condições de trabalho, além de protestarem contra a PEC 186.

"Nossa categoria já vinha sofrendo sem estrutura necessária para desempenhar seu trabalho com segurança, e com o advento da pandemia a situação ficou ainda mais precária, sem o fornecimento de EPIs. Desde o início da pandemia, morreram mais policiais em decorrência da Covid-19 do que em confronto com a criminalidade. Foram mais de 80 policiais que perderam a vida nos últimos 12 meses, e um em confronto durante o trabalho. Chegamos ao nosso limite. Queremos vacina para toda a categoria, condições de trabalho e nosso grito de NÃO à PEC 186", ressaltou Rafael Cavalcanti, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE).

O presidente do Sinpol informou, ainda, ter solicitado através de ofício ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde, em janeiro, a prioridade da vacina aos Policiais Civis e diz que até hoje não obteve nenhuma resposta concreta de quando a categoria será vacinada. “Ressalto ainda que no dia 3 de março o Governo de Pernambuco solicitou a suspensão do trabalho de home office das policiais civis gestantes e policiais que têm comorbidades, o que é um completo absurdo, no pico da pandemia, expor esses profissionais mais vulneráveis ao risco", enfatizou Rafael.

Por nota, Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que a categoria faz parte, sim, do grupo prioritário nos planos federal e estadual de imunização contra a Covid-19. "Contudo, a SES-PE reforça que tem avançado na campanha de vacinação de acordo com a disponibilidade de doses da vacina que estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição e repasse aos Estados."

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que "está tomando as devidas providências para salvaguardar o seu efetivo e a população que precisa dos seus serviços de Polícia Judiciária".

Leia a íntegra: 

A Chefia da Polícia Civil de Pernambuco, desde o início da pandemia no Novo Coronavírus, está tomando as devidas providências para salvaguardar o seu efetivo e a população que precisa dos seus serviços de Polícia Judiciária.

Por este motivo, ainda em 2020 começaram a ser distribuídos em todo o território pernambucano os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), álcool em gel e líquido 70%, máscaras e luvas, entre outros materiais. Foi ainda promovida a Campanha de Vacinação contra Influenza; a sanitização em delegacias e viaturas; ampliação do atendimento da Delegacia pela Internet e a transferência dos cursos de capacitação dos policiais civis para a plataforma digital.

Além disso, a Chefia da Polícia Civil e a SDS estão empenhadas em garantir que os integrantes da Corporação sejam incluídos como prioritários para a vacinação contra a COVID-19. No último dia 10 de março de 2021, o Chefe da PCPE, Nehemias Falcão de Oliveira Sobrinho, assinou o ofício 07/2021 que o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONPC) encaminhou ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça, solicitando a inserção de todos os policiais civis no rol dos grupos prioritários para a vacinação contra o Coronavírus. Também nesse sentido, o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, enviou ofício individual e subscreveu carta do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONESP) ao titular do MJSP. Possíveis alterações no protocolo de imunização competem exclusivamente ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

Durante esse período, a Polícia Civil registrou infelizmente três óbitos de vítimas da COVID-19 em um efetivo de cerca de 6.400 servidores. Atualmente, 27 policiais civis estão afastados por suspeita ou confirmação da infecção pelo Novo Coronavírus.

Continua assegurado o teletrabalho, com base na Portaria 92/21 da PCPE, para as gestantes de alto risco, portadores de doença cardíaca ou pulmonar grave ou descompensada. Caso o servidor considere que pertence a esse grupo, deve enviar documentação emitida por médico assistente há pelo menos 180 dias.
Ainda visando garantir o bem estar dos policiais civis e da população, a atual gestão vem realizando esforços para melhorar o ambiente de trabalho, realizando reformas, restaurando prédios antigos e também deixando os prédios locados, transferindo para prédios próprios, gerando economia ao erário público.
É preciso lembrar que a Polícia Civil representa um serviço essencial e, em um momento extremamente difícil de contenção da pandemia e suas consequências, a população precisa ainda mais da presença da Polícia Judiciária.

Tags

Autor