clima

Interior de Pernambuco registra fortes chuvas no fim de semana

Do sábado para o domingo, o município que registrou mais chuvas foi Palmares, na Mata Sul. Enquanto do domingo para esta segunda, quem liderou o ranking foi a cidade de Capoeiras, no Agreste

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 29/03/2021 às 11:29
REPRODUÇÃO/WHATSAPP
Choveu forte em Capoeiras, no Agreste do Estado, durante o fim de semana - FOTO: REPRODUÇÃO/WHATSAPP
Leitura:

O último fim de semana foi de chuvas em alguns municípios do interior de Pernambuco. De acordo com o monitoramento meteorológico feito pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), das 9h do sábado (27) até as 9h desse domingo (28), a cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul, foi a que recebeu mais chuvas. Já a partir das 9h desse do domingo até as 9h desta segunda (29), o município que contabilizou mais chuvas foi Capoeiras, no Agreste do Estado.

O monitoramento indicou que choveu 86 milímetros do sábado para o domingo em Palmares. Outras cidades que também registraram fortes chuvas no mesmo período foram os municípios de Capoeiras e Paranatama, ambos no Agreste, com 68 milímetros e 62,5 milímetros, respectivamente.

» Prepare-se: o clima mudou e nada será mais como antes

» Conheça as diferenças de clima em Pernambuco

» Por que ocorrem tremores de terra em Pernambuco? Geofísico explica

Do domingo para esta segunda, Capoeiras continuou registrando chuvas, com 89 milímetros. Outro município onde choveu bastante foi em Itapetim, no Sertão, que registrou 87 milímetros de precipitação. O terceiro lugar do ranking onde mais choveu, durante este período, tem o empate das cidades de Quipapá, na Mata Sul, e Caetés, no Agreste, que contabilizaram chuvas de 85 milímetros. 

O que fazer em caso de chuvas fortes?

Em caso de fortes chuvas, o alerta fica para a população que mora em locais de risco. De acordo com a Defesa Civil, essas pessoas devem procurar abrigos seguros enquanto estiver chovendo. Se for necessário, os moradores podem entrar em contato através do telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. 

Previsão do tempo para esta segunda-feira (29)

A previsão do tempo para esta segunda-feira (29), segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é de tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da madrugada e primeiras horas da manhã com intensidade fraca em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). O mesmo vale para a Mata Norte.

Já na Mata Sul, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada.

No Agreste, o céu estará parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.

No Sertão de Pernambuco e no Sertão do São Francisco, o clima deve permanecer parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada.

Já em Fernando de Noronha, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Temperaturas

Grande Recife - Mínima de 23°C e máxima de 31°C;
Mata Norte - Mínima de 22°C e máxima de 32°C;
Mata Sul - Mínima de 23°C e máxima de 31°C;
Agreste - Mínima de 19°C e máxima de 32°C;
Sertão de Pernambuco - Mínima de 19°C e máxima de 36°C;
Sertão de São Francisco - Mínima de 24°C e máxima de 37°C;
Fernando de Noronha - Mínima de 25°C e máxima de 31°C.

Comentários

Últimas notícias