Os banhistas voltaram às praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, no feriado da Sexta-feira da Paixão. Ficar na areia da praia estava proibido até a última quinta-feira quarta-feira (31), quando se encerrou o período de quarentena decretado pelo governo do Estado para conter a pandemia do coronavírus. A aglomeração contribui para a disseminação da covid-19 que já provocou a morte de 12.295 pessoas residentes em Pernambuco.
As pessoas voltaram a frequentar a praia individualmente ou em pequenos grupos. "Não deveriam ter fechado a praia, porque é um local aberto e, geralmente, você só fica próximo de quem veio lhe acompanhando. As aglomerações estão ocorrendo nos bancos e nos supermercados", afirmou o dentista Williams Correia, de 34 anos. Do interior de São Paulo, ele estava, na manhã desta sexta-feira, na praia de Boa Viagem.
"Acredito que a quarentena foi necessária porque a gente sabe a quantidade de pessoas que adoeceram e morreram. Mas é um assunto complicado, porque as pessoas que pararam de trabalhar são as que mais necessitam", argumentou.
No final desta sexta (02), foi divulgado que não foram registradas apreensões na orla do Pina e de Boa Viagem durante a Sexta Feira Santa, segundo uma fiscalização conjunta da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), Guarda Municipal e CTTU. A iniciativa foi realizada para reforçar o cumprimento do decreto estadual que restringe atividades econômicas e sociais.
Ainda durante a fiscalização, nove comerciantes informais atenderam aos pedidos de deixar a praia, uma vez que a atividade não é permitida. Nove partidas de esportes coletivos, como futebol e vôlei, foram encerradas de forma pacífica, e cinco pessoas foram solicitadas a retirar coolers da faixa de areia, de acordo com informações da Secon. O trabalho de fiscalização em apoio aos órgãos do governo do Estado segue durante o final de semana.
Comentários