Linha Sul do Metrô do Recife continua sem funcionar após mais de 24 horas
Até o momento, não há previsão de normalização do serviço
Após mais de 24 horas com funcionamento paralisado, a Linha Sul do Metrô do Recife permanece fechada na manhã desta quarta-feira (7). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), um problema afetou a rede aérea da linha, por volta das 5h50 de terça-feira (6), e ainda não há previsão de normalização do serviço.
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Ainda de acordo com a CBTU, os trabalhos para resolver o problema continuam. Para minimizar os impactos da paralisação do metrô, o Grande Recife Consórcio montou um esquema especial de circulação de ônibus na terça, com a linha TI Aeroporto/TI Cajueiro Seco, com tarifa anel A (R$ 3,75), operada pela empresa Vera Cruz.
Além disso, também houve reforço nas linhas TI Aeroporto/TI Afogados, que fizeram viagens até o Cais de Santa Rita, na área central do Recife, na TI Cajueiro Seco (Rua do Sol), TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), TI Cajueiro Seco/Shopping Recife e TI Cabo.
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Para esta quarta, no entanto, o Grande Recife Consórcio de Transporte ainda não informou se haverá reforço no transporte público. Segundo a empresa, é necessário o posicionamento da CBTU a respeito da normalização dos serviços para que qualquer esquema possa ser implementado.
O JC entrou em contato com a companhia para saber como será a operação nesta quarta, mas ainda não obteve resposta. No último contato, ainda não havia previsão de retorno.
Aumento de tarifa
Desde o dia 20 de março a tarifa do metrô passou de R$ 4 para R$ 4,25. Este é o sétimo reajuste das tarifas num intervalo de um ano e oito meses; majorações que já ultrapassam os 80%. Em março de 2019, a passagem subiu de R$ 1,60 para R$ 2,60 e, de lá até agora, chegou a R$ 4,25.
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No perfil oficial da CBTU Recife, os usuários não pouparam críticas à administração. Muitos consideraram que a manutenção do aumento da passagem é um desrespeito com a população, diante da adoção de medidas mais restritivas para conter a disseminação da covid-19. Além disso, eles cobraram melhorias do sistema metroviário que pudessem corresponder ao novo valor cobrado.