Pernambuco tem o primeiro trimestre menos violento desde 2014
Além disso, estatísticas de março também indicam o 43º mês consecutivo de redução nos roubos e furtos no Estado
Dados do Programa Pacto Pela Vida referentes ao primeiro trimestre de 2021 indicam que houve uma redução de aproximadamente 16% no número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Pernambuco com relação ao mesmo período em 2020. Além disso, estatísticas de março também indicam o 43º mês consecutivo de redução nos roubos e furtos no Estado.
“Tivemos uma redução expressiva no mês de março. Isso mostra que o caminho planejado está dando resultados. São famílias, comunidades, bairros e municípios que estão sendo protegidos da ação criminosa, da dolorosa perda de entes queridos. Temos de perseguir obstinadamente a segurança e a tranquilidade das pessoas”, destacou Paulo Câmara em reunião do Programa realizada nessa quinta-feira (8).
- Português condenado por homicídio é preso pela Polícia Federal no Recife
- Operação da Polícia Civil mira grupo investigado por tráfico de drogas e homicídio em São Caetano, no Agreste
- Pernambuco tem redução de homicídios pelo segundo mês em 2021
- Quatro homens são presos e dois adolescentes apreendidos suspeitos de tentativas de homicídio contra quatro pessoas no Cabo de Santo Agostinho
- Polícia cumpre 19 mandados de prisão em operação de combate a homicídios e tráfico em Garanhuns, no Agreste
Os números mostram que os primeiros três meses deste ano registraram a menor quantidade de homicídios desde 2014, quando ocorreram 828 CVLIs. Estatísticas ainda preliminares apontam que ocorreram 833 CVLIs este ano. No entanto, de acordo com o governo de Pernambuco, a divulgação completa será feita na próxima quinta-feira (15).
Em relação aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), Pernambuco alcançou, em março, o 43º mês consecutivo de redução. No primeiro trimestre, a retração de roubos e furtos foi de aproximadamente 25% em comparação ao mesmo período de 2020. A análise do mês de março aponta um recuo de cerca de 20%.
A reunião do Pacto Pela vida também contou com a participação dos secretários estaduais Alexandre Rebelo, de Planejamento e Gestão, e Cloves Benevides, de Política de Prevenção à Violência e às Drogas.