SEGURANÇA

Emlurb anuncia reposição de 178 telas e montantes da Via Mangue, no Recife; ao todo, faltam 1.194

Estruturas do corredor viário são, desde a inauguração, constantes alvos de furtos. Revisões, alinhamentos da estrutura e instalações já começam a ser feitas na próxima semana.

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 15/04/2021 às 10:24 | Atualizado em 07/05/2021 às 15:21
Notícia
X

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) anunciou, nesta quinta-feira (15), que irá repor 120 telas, chamados de gradis, e 58 montantes, estruturas de base para as telas, na Via Mangue, localizada no Pina, Zona Sul do Recife. Revisões, alinhamentos da estrutura e instalações já começam a ser feitas na próxima semana. As estruturas do corredor viário são, desde a inauguração, constantes alvos de furtos. A via também enfrenta outros problemas detalhados em reportagem do JC do dia 7 de abril.

Os gradis foram recuperados pela Polícia ou simplesmente encontradas em outros locais por terceiros e devolvidas à autarquia, e estão guardados no depósito da Emlurb, situado na Diretoria de Limpeza Urbana do órgão. Mesmo assim, representa uma pequena parcela do que foi roubado. Durante vistoria, a Emlurb identificou a ausência de 489 telas e 448 montantes na pista leste, 102 telas e 71 montantes na pista central e 69 telas e 15 montantes na pista oeste, um total de 660 telas e 534 montantes.

Segundo a pasta, a retirada desses equipamentos gera "maior vulnerabilidade para assaltos, como também fragilidade e instabilidade na estrutura que permanece no local, devido à ausência de apoios de fixação." O orçamento mais atual para a reposição e conserto das estruturas depredadas na Via Mangue é de cerca de R$ 450 mil. 

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Vandalismo e roubos na Via Mangue - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

A Emlurb afirma estar registrando Boletins de Ocorrência junto à polícia desde as primeiras ações de furto e depredação. E que, em outubro do ano passado, a Delegacia do Cabo de Santo Agostinho retornou à Emlurb com a apreensão e devolução de 28 peças do gradil e mais sete retalhos do material, em atenção ao B.O. – 20E0041000198.

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) informou que conta com duas câmeras na Via Mangue, monitoradas 24h, na Central de Operações, e que recebe demandas através do seu canal de atendimento, no número 153, para ocorrências relacionadas à segurança patrimonial de equipamentos públicos da cidade. Além disso, a CTTU tem 4 câmeras para fiscalização de trânsito e diz disponibilizar as imagens para os órgãos que solicitarem.

Já a Secretaria de Defesa Social (SDS) alegou que, com base de dados criminais do Sistema Infopol, do Estado de Pernambuco, só houve uma notificação de crimes de furto na Via Mangue nos primeiros dois meses de 2021. A pasta explicou também que, em geral, esse tipo de delito tem a "motivação de revenda para ferros-velhos em troca de baixos valores para alimentar a dependência química". A Polícia Civil de Pernambuco disse ter feito, ao longo de 2020 e 2021, uma série de operações para desativar ferros-velhos ilegais e que comercializavam materiais roubados ou furtados.

Tags

Autor