Meio Ambiente

Cem tartarugas-cabeçudas nascem na praia de Enseada dos Corais, no Cabo

De acordo com a prefeitura do Cabo, os ovos foram depositados no local desde o dia dois de março, passando por um período de incubação de 51 dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 21/04/2021 às 20:38 | Atualizado em 21/04/2021 às 20:49
Notícia
X

Cem tartarugas da espécie caretta caretta, conhecidas popularmente como tartarugas-cabeçudas ou tartarugas-mestiças, nasceram na tarde desta quarta-feira (21) na praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a Prefeitura do Cabo, os ovos foram depositados no local em 2 de março, passando por um período de incubação de 51 dias, e apenas três não eclodiram.

Biólogo da prefeitura, Felipe Brayner é o responsável pelo monitoramento dos ninhos nas praias da cidade e fez uma apresentação sobre o processo de reprodução dos animais a algumas pessoas que pararam para observar os nascimentos. Na ocasião, o profissional ressaltou a importância da consciência ambiental para a preservação da espécie e explicou que o trabalho que desenvolve é importante para reduzir a taxa de mortalidade dos bichinhos e garantir que elas cheguem ao mar.

>> Mais de 50 tartarugas marinhas nascem na praia de Enseada dos Corais, no Cabo

>> Mais de 200 tartarugas marinhas nascem na praia de Piedade, em Jaboatão

>> Mais de 90 Tartarugas-de-pente nascem na Praia de Conceição, em Paulista, no Grande Recife

>> Drone flagra 64 mil tartarugas no mar na Austrália; veja imagens

>> Mais 101 tartarugas de pente nascem na orla de Pau Amarelo, em Paulista

"Duas espécies costumam desovar no litoral cabense, as tartarugas-de-pente e as tartarugas-cabeçuda. Por aqui ainda temos mais dois ninhos na praia de Enseada e dois na praia de Itapuama que estão sendo monitorados", detalhou Brayner. As tartarugas-cabeçudas vivem em média 80 anos, mas podem chegar até aos 120 anos.

Conforme informações repassadas pela gestão municipal, a ONG Onda Limpa também desenvolve um trabalho de monitoramento dos ninhos do litoral do Cabo, além de auxiliarem na coleta seletiva, recolhendo resíduos sólidos das praias. "Fazemos um trabalho de conscientização ambiental para reduzir os danos aos animais marinhos. O aquecimento global faz com que as pessoas reflitam sobre os seus atos. As espécies precisam ser preservadas e podemos ajudar nisso, com a destinação correta dos resíduos sólidos", declarou Estevão Santos, presidente da ONG Onda Limpa.

Tags

Autor