PLANO DE CONVIVÊNCIA

Plano de convivência com a covid-19 em Pernambuco termina domingo (25); governo anuncia nova etapa da flexibilização

As medidas atualmente em vigor perdem sua validade no próximo domingo (25)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 22/04/2021 às 11:16 | Atualizado em 22/04/2021 às 13:03
Notícia
X

Atualizado às 12h53

Às vésperas do fim do período de validade de medidas impostas pelo Governo de Pernambuco, como limitações no horário de funcionamento e capacidade de ocupação de atividades econômicas e sociais, a administração estadual anunciou nesta quinta-feira (22) que irá estender as atuais restrições do Plano de Convivência com a Covid-19 até o dia 9 de maio.

Segundo o governo estadual, alguns ajustes serão realizados, os quais entrarão em vigor na próxima segunda (26). Entre as mudanças estão mudanças no horário de funcionamento das atividades econômicas em geral e a liberação do comércio de praia, de segunda a sexta-feira.

Confira o anúncio do governador Paulo Câmara:

A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realizada nessa quarta (21). Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara informou que os números das últimas três semanas indicam uma estabilização de casos, internações e óbitos devido ao novo coronavírus em Pernambuco, mas com percentuais ainda em um patamar alto.

"Vamos autorizar o comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana. O funcionamento das atividades de maneira geral será estendido, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até às 17h", detalhou o governador.

Paulo Câmara disse ainda que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 seguirá analisando diariamente os números da pandemia, para avaliar possíveis novas definições a partir de 10 de maio. O governador finaliza o pronunciamento reforçando a necessidade do cumprimento dos protocolos. "Seguimos contando com a compreensão de toda a população pernambucana. É nosso dever manter as atitudes preventivas. Evite aglomerações, higienize as mãos e sempre use máscara".

Antes mesmo do anúncio, nos corredores do Palácio do Campo das Princesas, interlocutores já apontavam que o governo estadual havia começado a “preparar o terreno” para, no mínimo, prorrogar o atual decreto. A leitura ocorreu após a gestão Paulo Câmara divulgar, no domingo (18), um estudo da Organização Panamericana de Saúde (Opas) no qual Pernambuco e a Região Nordeste registraram as menores taxas de mortalidade por covid-19 do Brasil nos 30 dias que antecederam a divulgação do levantamento.

Medidas atuais

Atualmente, o Estado passa por um período de retomada das atividades, após quarentena que teve início no dia 18 de março e seguiu até o dia 31 do mês passado. Regidas pelo Plano de Convivência com a Covid-19, as atuais medidas entraram em vigor em 1º de abril, após o governador Paulo Câmara (PSB) assinar um decreto instituindo-as. Com o anúncio desta quinta, elas foram renovadas em grande medida.


Tags

Autor