OPORTUNIDADE

Pernambuco abre inscrições para cursos de capacitação presencial

As aulas começam na próxima segunda-feira (26)

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 22/04/2021 às 18:37
Notícia
X

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) abre novas inscrições para cursos de capacitação presenciais, gratuitos, destinados a pessoas autodeclaradas negras ou pardas. As aulas são ofertadas em quatro cidades do interior do estado: Itaquitinga, Floresta, Ibimirim e Salgueiro. Entre as áreas das especializações estão os cursos de vendas de alta performance e ferramentas de mídias sociais; cabelo e maquiagem afro; e culinária básica.

As aulas começam na próxima segunda-feira (26), os cursos contam com 25 alunos por turma e duração de 75 horas no total. As inscrições podem ser feitas através do site https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/.

As ofertas fazem parte do programa Fortalece a Igualdade II, idealizado pela SETEQ. Segundo a secretaria, o objetivo é valorizar as vidas negras, diminuir o racismo e aumentar o número de indivíduos que integram esse público no mercado de trabalho e na prática empreendedora. Através do projeto, a secretaria procura auxiliar na emancipação e na independência financeira, com ações para qualificar profissionais em todo o estado.

As expectativas da secretaria é que no total, 21 municípios sejam contemplados pelo projeto. Em Abreu e Lima os alunos já foram certificados. Segundo a coordenadora de Qualificação, Rafaela Toscano, o programa que visa a diminuição da desigualdade social e do racismo, é uma parceria com o Governo Federal. “O foco é dar acesso ao mercado de trabalho, ao empreendedorismo e ao combate a violência a partir do empoderamento das pessoas negras”, declarou.

“Quando você se capacita, tem mais oportunidades de independência financeira e de obter sua própria renda. O programa resgata a autoestima e desenvolve o espírito empreendedor desse público”, reforçou o secretário Alberes Lopes.

Tags

Autor