SAÚDE

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, UPA-E promove ação de combate à doença

A pressão alta atinge cerca de 60,9% de idosos com mais de 65 anos e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 26/04/2021 às 10:34
Notícia
X

Nesta segunda-feira (26), a UPA-E, localizada no bairro do Arruda, Zona Norte de Recife, realiza uma ação com uma palestra sobre hipertensão arterial. A doença, considerada crônica, é uma das comorbidades que apresenta risco aos pacientes com covid-19 e se caracteriza pela pressão elevada de forma persistente, podendo prejudicar órgãos.

O evento marca a data em que se celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A palestra foi conduzida pela nutricionista Silene Ferreira, que orientou os espectadores sobre alimentos, hábitos e prática de exercícios que podem prevenir a hipertensão arterial. Os pacientes e acompanhantes podem assistir as orientações enquanto aguardam o atendimento para consultas e exames.

A hipertensão arterial é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa, por isso os especialistas consideram fundamentais ações de prevenção. A pressão alta atinge cerca de 60,9% de idosos com mais de 65 anos, um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Segundo o Ministério da Saúde, em 90% dos casos a doença é hereditária. Contudo, alguns hábitos como fumo, alimentação, consumo de bebida alcoólica, obesidade, estresse e falta de atividade física podem influenciar nos níveis de pressão arterial.

Tags

Autor