entrevista

Novas doses da CoronaVac só chegam a Pernambuco no final da próxima semana, diz SES

Mesmo com o prazo de mais de uma semana para a chegada das novas doses, a superintendente afirmou que as pessoas que ainda não conseguiram tomar a segunda dose da vacina, não correm o risco perder a eficácia do imunizante aplicado na primeira dose

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 27/04/2021 às 18:10 | Atualizado em 27/04/2021 às 18:50
Notícia
X

Mesmo com alguns municípios de Pernambuco já tendo suspendido a aplicação de vacinas contra a covid-19 da CoronaVac, em decorrência da falta do imunizante, uma nova remessa de doses está prevista para chegar ao Estado apenas no final da semana que vem. A informação foi dada pela superintendente de imunização da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, em entrevista à Rádio Jornal na tarde desta terça-feira (27).

"Nós estávamos esperando 120 mil doses e só recebemos 28 mil. Os municípios devem se organizar, porque no final da próxima semana o Estado irá contar com a chegada de novas doses da CoronaVac enviadas pelo Ministério da Saúde", declarou a superintendente.

Mesmo com o prazo de mais de uma semana para a chegada das novas doses, a superintendente afirmou que as pessoas que ainda não conseguiram tomar a segunda dose da vacina, não correm o risco perder a eficácia do imunizante aplicado na primeira dose.

"Não há problemas para as pessoas que não conseguiram tomar a segunda dose da CoronaVac. Nós demos o prazo entre 21 e 28 dias entre a primeira e a segunda, no entanto, sabemos que mesmo que ultrapasse esse prazo, a dose não é perdida", explicou.

Levantamento de estoque em municípios

Com baixo estoque e sem previsão para recebimento de novos lotes, o Programa Estadual de Imunização faz levantamento com os municípios pernambucanos para que eles informem a previsão de acabar as segundas doses da vacina Coronavac/Butantan contra a covid-19 e qual seria o déficit para atender aqueles já imunizados com a primeira dose. Cada cidade tiveram que responder aos questionamentos até as 12h dessa segunda-feira (26).

"Estamos fazendo um levantamento com todos os municípios para que eles digam qual é o período que eles acham que vai faltar e qual é esse déficit de doses. Os municípios ficaram de mandar isso hoje até as 12h e estamos aguardando para termos o cenário no Estado", disse a superintendente de imunizações do Programa Nacional de Imunização em Pernambuco, Ana Catarina Melo, em entrevista à TV Globo na manhã desta segunda.

Na ocasião, a superintendente admitiu que "provavelmente no final da semana, a segunda dose vai faltar".

Pessoas com comorbidades 

Durante a entrevista, Ana Catarina também falou sobre como as pessoas com comorbidades devem fazer a comprovação das doenças para poder se vacinar contra a covid-19. Esse grupo é o próximo a ser beneficiado pela imunização, assim que houver doses suficientes. "É necessário que essas pessoas apresentem um atestado emitido por um médico", falou.

As comorbidades elencadas na campanha de vacinação contra a covid-19 são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade); insuficiência cardíaca (ic); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de Down; cirrose hepática.

 

 

Tags

Autor