COMÉRCIO

Confira o que abre e o que fecha no Grande Recife neste sábado (1º), feriado do Dia do Trabalhador

Pela primeira vez, o funcionamento do comércio do Grande Recife na data será facultativo

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 29/04/2021 às 10:13
Notícia
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Nos anos anteriores, era obrigatório o fechamento de todas as lojas no feriado de 1º de maio. - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Na data em que se comemora o Dia do Trabalhador, próximo sábado (1º), o funcionamento do comércio do Grande Recife será pela primeira vez facultativo. Nos anos anteriores, era obrigatório o fechamento de todas as lojas na data. A medida foi tomada em negociação entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife e o Sindicato dos Comerciários, na última quarta-feira (28), em decorrência da atual crise enfrentada pelo setor.

Confira os horários de funcionamento do comércio e demais estabelecimentos no dia 1º de maio:

Centro e Bairros


O comércio de rua, tanto do Centro quanto dos bairros, poderá funcionar neste feriado das 9h às 17h ou 10h às 18h, em abertura facultativa.


Shoppings da RMR

  • Shopping RioMar - Funcionará das 10h às 18h. As operações de alimentação estão abertas das 12h até às 18h; a partir das 18h às 22h só funcionarão os pedidos pelo delivery;
  • Shopping Boa Vista - Permanecerá fechado no sábado;
  • Plaza Shopping - Aberto das 10h às 18h;
  • Shopping Tacaruna - Aberto das 10h às 18h;
  • Shopping Recife - Aberto das 10h às 18h;
  • Paulista North Way - Aberto das 10h às 18h;
  • Shopping Patteo Olinda - Aberto das 10h às 18h, com todas as operações, incluindo alimentação;
  • Shopping Guararapes - Aberto das 10h às 18h;
  • Shopping Costa Dourada - Aberto das 10h às 18h;

Bancos

As agências bancárias tradicionalmente não abrem aos sábados, dia que será comemorado o feriado de 1º de maio. Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reforça que as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 1º de maio poderão ser pagos, sem acréscimo, na segunda-feira (3/5). Caso isso o ajuste de tributos não tenha ocorrido no documento de arrecadação, o usuário pode antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento em canais eletrônicos e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Ferreira Costa

A loja de Garanhuns irá funcionar das 9h às 15h, a da Imbiribeira e Tamarineira, das 9h às 17h

 

Mercados Públicos e Feiras

Os 26 mercados e feiras públicas do Recife estarão abertos neste feriado das 6h às 13h.

 

Trânsito


Em decorrência do feriado do dia do trabalhador, a sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, localizada na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE; nas Unidades de Táxis e Coletivos – DUAT; Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans; lojas da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão, estarão fechadas neste sábado (1º).

Já as Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro permanecerão com seus agentes nas ruas.

 

Saúde

  • Vacinação contra a covid-19: No feriado deste sábado (1º), os 17 pontos de imunização funcionarão normalmente, entre drive-thrus e centros, disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira (3).
  • Vacinação contra a gripe: Neste sábado (1º), acontecerá apenas no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio; no Sítio Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. No domingo (2), além do Sítio Trindade e do Parque Dona Lindu, um ponto de vacinação será montado na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Em todos os locais o horário de funcionamento será das 8h às 17h.
  • Upinhas: Apenas cinco estão em funcionamento neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas. São elas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).
  • Policlínicas: Funcionarão normalmente os serviços de urgência das unidades Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).
  • O Hospital da Mulher do Recife: Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).
  • Vacinação antirrábica e antitetânica: Para o serviço, estarão a serviço da população a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no fim de semana, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (3).
  • O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA): Terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Hospital Veterinário do Recife


No Dia do Trabalhador, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) não funcionará. Os atendimentos de castrações, consultas e cirurgias eletivas e de urgência e emergência serão retomados na segunda-feira (3). A unidade veterinária funciona regularmente de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados. O HVR está situado na Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.


Turismo e Lazer


No feriado do Dia do Trabalhador, o cidadão poderá desfrutar da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, montada em dobro no fim de semana. O funcionamento do percurso é sempre aos domingos e feriados nacionais, disponível das 7h às 16h, proporcionando um passeio ao ar livre por vários atrativos turísticos da cidade.
Além das pedaladas, uma outra opção para curtir o fim de semana são os parques Santana e Macaxeira, que estarão abertos para caminhadas e atividades individuais, das 5h às 18h. Durante a semana, os parques seguem abertos, das 5h às 20h, respeitando o decreto do Governo de Pernambuco.
O Jardim Botânico do Recife (JBR) também estará de portas abertas neste sábado (1º). O local é uma boa opção para quem gosta de aproveitar o dia em meio ao verde e curtir o clima da Mata Atlântica. O equipamento ambiental, ligado à Prefeitura do Recife, funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada gratuita.

Cultura

Museus e teatros do Recife continuam fechados, em conformidade com as determinações do decreto do Governo de Pernambuco por causa da Covid-19.


Esportes


As unidades da Academia Recife estarão fechadas neste sábado devido ao feriado.



Assistência Social e Direitos Humanos

Neste sábado, dos serviços executados pela Assistência Social, estarão funcionando o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.


Compaz e Bibliotecas Populares

Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta sábado, 1º de maio. Os equipamentos voltarão às suas atividades normais na terça-feira, 4 de maio.

Procon


O Procon Recife não está realizando atendimentos presencialmente e orienta o consumidor a utilizar seus canais de atendimento de forma remota. A população pode acionar o Procon Recife pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias), pelo site procon.recife.pe.gov.br e pelas redes sociais @proconrecife. O 0800 281 1311 funciona de segunda a sexta.


Finanças

A Prefeitura do Recife retomou as atividades presenciais do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin), neste mês de abril. Contudo, neste sábado (1), o centro estará fechado por causa do feriado.

 

Comentários

Últimas notícias