Transporte público

Pelo 2º dia, estações do metrô do Recife amanhecem fechadas neste domingo (2)

Relatos de passageiros dão conta de que a paralisação aconteceu na Linha Centro

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 02/05/2021 às 9:06 | Atualizado em 02/05/2021 às 16:15
Notícia
X

Atualizada às 16h15

Os usuários do Metrô do Recife voltaram a enfrentar problemas na manhã deste domingo (2) com o fechamento de estações. Segundo passageiros, a paralisação acontece na Linha Centro, enquanto a Sul funciona normalmente. A CBTU não informou quais estações estão fechadas, mas disse que os terminais não foram abertos para a realização de uma "manutenção". 

A reportagem da TV Jornal esteve na Estação Camaragibe, no Ramal Camaragibe da Linha Centro, que estava com os portões fechados por volta das 8h. O JC também recebeu relatos de que os acessos à linha Centro na Estação Joana Bezerra estava com cavaletes, impedindo a passagem dos usuários. A Estação Barro também estava fechada.

"O metrô nas linhas Camaragibe e Jaboatão na Estação Joana Bezerra não está funcionando. Perguntei aos funcionários da CBTU que estavam organizando as filas e disseram que não foram avisados do motivo. Só a linha para Cajueiro Seco (Sul) estava funcionando", conta a aposentada Alzira Andrade, de 77 anos.

Ainda segundo Alzira, foi disponibilizado na Estação Joana Bezerra ônibus para as pessoas irem até a Estação do Barro, afirmando que lá haverá outro coletivo para Jaboatão. "Em Joana Bezerra não está havendo tumulto, as pessoas estão em ordenamento na fila, mas esperei 50 minutos pelo ônibus, que está cheio e sem distanciamento social", contou.

Quem chegou na Estação Camaragibe nesta manhã encontrou os portões fechados e uma placa com os dizeres: "Atenção, por motivos técnicos estamos parados". Um dos passageiros prejudicados foi o autônomo Edvaldo Francisco de Souza, que embarcaria com destino à Estação Coqueiral para visitar a família. "Temos que pegar o ônibus por causa disso, esperar a boa vontade dos ônibus, porque é de hora em hora agora, realmente a situação está muito complicada. Infelizmente a gente, muitos trabalhadores, precisamos do metrô. Continua aumentando passagem e quebrando do mesmo jeito, não pode acontecer isso", lamentou.

Na última sexta-feira (30/04), um problema na rede aérea causou a paralisação do sistema das 20h20 até as 21h30, horário em que a operação retornou em via singela (quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos). Funcionários informaram que o problema teria sido provocado pelo roubo de cabos elétricos.

A operação foi impactada até a manhã do sábado (1º), uma vez que a manutenção foi realizada durante a madrugada e primeiras horas da manhã. No sábado, a operação comercial foi reaberta às 8h45. Apesar disto, o problema retornou neste domingo (2).

No fim da manhã, a CBTU Recife fez um post em suas redes sociais informando que as estações haviam sido reabertas às 10h15.

Tags

Autor