PRECIPITAÇÃO

Recife registra em 12 horas 36% da chuva esperada para todo o mês de maio

A média histórica de precipitação na capital pernambucana em maio é de 328,9 mm. Só nas últimas horas, choveu 101,2 mm, segundo a Defesa Civil do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 13/05/2021 às 10:23 | Atualizado em 13/05/2021 às 12:53
Notícia
X

A Defesa Civil do Recife registrou, entre as 23h da quarta (12) e as 11h desta quinta-feira (13), o total de 108,6 mm de chuvas, o que equivale a 36% da média histórica de precipitação no mês de maio, que é de 328,9 mm. O órgão diz ter recebido, nesse período, 101 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas plásticas. Em caso de ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita, e o atendimento acontece 24h por dia.

O acumulado de chuvas na capital pernambucana causou alagamentos e uma manhã conflituosa no trânsito do Recife, como na Rua Amélia, nas Graças; Rua Esmeraldino Bandeira, nas Graças; Rua do Espinheiro, no Espinheiro; Rua Francisco da Cunha, Boa Viagem.

A Emlurb registrou, neste período, 14 ocorrências de quedas de árvores na cidade. Uma já foi concluída e as demais estão com o serviço em andamento. A autarquia afirma estar realizando a desobstrução de pontos de acúmulo de água com caminhões equipados com jato de sucção em diversas vias da cidade.

As intervenções ocorrem na rua 10 de Julho com 20 de Janeiro, Boa Viagem; Rua Barão de Tefe com Desembargador José Neves , Boa Viagem; Avenida Recife (Ipsep); Avenida Dois Rios ( SESI ) Ibura; Avenida Boa Viagem (Boa Viagem/Pina); Avenida General San Martin com Gomes Taborda (Cordeiro); Rua João de Andrade (Jardim São Paulo); Rua Paes Cabral (Cordeiro); Rua Otávio Lobo (Jiquiá); Avenida Caxangá (Cordeiro); Rua Estrada do Encanamento (Casa Amarela); Avenida Beberibe (Água Fria); Rua São João (Campina do Barreto); Rua Expedicionário Jamil Dagle, ao lado da praça Maria José dos Santos (Água Fria); Rua Uriel de Holanda com José Amarindo dos Reis, Dois Unidos, entre outros.

Para auxiliar o trânsito, equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores da CTTU afirmam trabalhar em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Entre 0h e 9h desta quinta-feira (13), período com maior incidência de chuva, não foram registrados acidentes de trânsito com vítima, segundo a prefeitura.

No mesmo recorte de tempo, a CTTU registrou ocorrências em 16 semáforos, dos quais seis já foram resolvidos e dez estão em atendimento. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema. "A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 162 câmeras de videomonitoramento", explicou a gestão.

Operação Inverno

Neste ano, a Prefeitura do Recife afirma que o investimento total na Ação Inverno é de R$ 96,6 milhões, incluindo contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas e eliminação de pontos de alagamento, entre outras. "O trabalho começou desde janeiro deste ano e envolve mais de 3 mil servidores de diversas secretarias e órgãos municipais", disse o executivo municipal.

Tags

Autor