Família fica soterrada após queda de barreira em Jaboatão dos Guararapes
Pai, mãe e dois filhos, de 12 e 16 anos, foram engolidos pela terra que veio abaixo após as fortes chuvas registradas nesta quinta-feira (13)
Com informações de Adulccio Lucena, TV Jornal. Atualizada às 10h35.
Uma família ficou soterrada nesta quinta-feira (13) após deslizamento de barreira no bairro de Sucupira, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O pai, Osvaldo Pessoa de Siqueira, de 39 anos e a filha, Isabeli Pessoa de Siqueira, de 12 anos estão desaparecidos. Enquanto o filho, Otávio Pessoa de Siqueira, de 16 anos, e a mãe, Sílvia Regina da Silva, de 36 anos, foram encontrado mortos e tiveram os corpos retirados dos escombros. O menino foi encontrado ainda na quinta, enquanto a mulher foi encontrada na manhã desta sexta.
- Fortes chuvas no Recife geram memes na internet; confira
- Após uma quinta-feira marcada por chuvas e alagamentos no Grande Recife, veja a previsão para esta sexta (14)
- Chuva torrencial provoca 15 deslizamentos de barreiras no Grande Recife, interdita trecho da rodovia PE-15 e gera série de transtornos em Pernambuco
- Em 24 horas, Recife registra mais de 60% das chuvas previstas para o mês de maio
O pai e a mãe são procurados pelos bombeiros. Vizinhos e cães farejadores também auxiliam nas buscas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montou um ponto de apoio no local. O Instituto de Medicina Legal (IML) também já está presente na ocorrência.
Equipes da Defesa Civil também foram ao local do desabamento. Segundo o órgão, a chuva abriu uma fenda de aproximadamente 100 metros na barreira, vindo a causar o deslizamento. Por esse motivo, cinco casas que ficam nas proximidades foram interditadas. A possibilidade de ocorrer uma nova movimentação de terra chega a 80%, informou o órgão.
Foto: Artur Borba/JC Imagem
Chuva em Jaboatão
Segundo boletim feito pela Prefeitura de Jaboatão, juntamente com as Secretarias Municipais de Infraestrutura; Executiva de Serviços; Superintendência de Proteção e Defesa Civil, o município registrou, até às 18h desta quinta-feira, 44 deslizamentos de barreiras, sendo que 13 desse atingiram residências e três derrubaram muros. Os dados indicam ainda que a cidade teve apenas um local de inundação. As chuvas deixaram, pelo menos, quatro pessoas desalojadas e mais duas feridas.
Chuva no Grande Recife
Até o início da noite desta quinta-feira (13), a central da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) registrou diversos pontos de alagamento e quedas de árvores por toda Região Metropolitana (RMR). Além disso, foram contabilizados oito deslizamentos de barreiras no Cabo de Santo Agostinho, cinco em Olinda, um em Paulista, um em Jaboatão e um no Recife, onde uma pessoa ficou levemente ferida.
Volume de chuvas
De acordo com o monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as regiões em que mais choveram nas últimas 24 horas, entre 17h50 de quarta e 17h50 de quinta, foram:
Maria Farinha (Paulista) - 240,01 mm
Janga (Paulista) - 197,24 mm
Porto (Recife) - 195,80 mm
Muribeca (Jaboatão dos Guararapes) - 195,80 mm
Janga (Ponte-Paulista) - 189,35 mm
Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) - 189,09 mm
Vila Torres Galvão (Paulista) - 186,50 mm
Distrito Industrial (Abreu e Lima) - 186,47 mm
Cruz de Rebouças (Igarassu) - 184,17 mm
Aguazinha (Olinda)- 181,65 mm
No final da manhã da quinta-feira (13), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu uma intensificação do aviso meteorológico a respeito da possibilidade de chuvas fortes. O aviso alerta sobre a previsão de precipitações que podem ultrapassar os 150 milímetros no Grande Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Fernando de Noronha, podendo se estender para o Agreste. O aviso é válido até esta sexta-feira (14).