PRECIPITAÇÕES

Em 24 horas, Recife registra mais de 60% das chuvas previstas para o mês de maio

Em um dia, as precipitações chegaram a 200,4 milímetros

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 13/05/2021 às 21:13 | Atualizado em 14/05/2021 às 7:20
Notícia
X

Entre as 19h dessa quarta-feira (12) e 19h desta quinta (13), o Recife registrou mais de 60% das chuvas previstas para todo o mês de maio. De acordo com a Defesa Civil, as precipitações chegaram a 200,4 milímetros. Para este mês, o esperado era 328,9 mm. Ao longo do dia, foram registrados vários pontos de alagamento em diversos bairros da capital e da Região Metropolitana. 

Ainda segundo o órgão, das 0h às 17h desta quinta, as equipes receberam 360 chamados. Até o momento, a Secretaria Executiva de Defesa Civil já colocou lonas plásticas em 5.318 pontos (totalizando 1.576.946 m²), realizou 1.291 ações de porta a porta para orientar as famílias sobre a situação de risco, além de 350 obras nos morros, sendo 28 obras de contenção definitiva de encostas em andamento e nove intervenções do mesmo tipo já entregues à população. A geomanta está sendo aplicada em diversos locais.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia.

Em relação ao trânsito, entre as 17h da quarta-feira (12) e as 17h da quinta-feira (13), foram registrados dois sinistros (incidentes) de trânsito com vítimas, nenhuma delas fatal.

No período, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou ocorrências em 35 semáforos, das quais 23 já foram resolvidos e 12 estão em atendimento.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) registrou 18 ocorrências com árvores na cidade. Dessas, 13 já foram concluídas e as demais estão com o serviço em andamento.

A Emlurb também realizou a desobstrução de pontos de acúmulo de água com caminhões equipados com jato de sucção em diversas vias da cidade. As intervenções ocorrem na Rua Otávio Lobo (Jiquiá), Praça da Convenção (Beberibe), Rua Paes Cabral (Cordeiro), Rua 10 de Julho com 20 de Janeiro, Boa Viagem; Rua Barão de Tefe com Desembargador José Neves , Boa Viagem; Avenida Recife (Ipsep); Avenida Dois Rios ( SESI ) Ibura; Avenida Boa Viagem (Boa Viagem/Pina); Avenida General San Martin com Gomes Taborda (Cordeiro), entre outros. 

Após uma quinta-feira marcada por chuvas e alagamentos no Grande Recife, veja a previsão para esta sexta (14)

A quinta-feira (13) foi marcada por muita chuva e alagamentos em diversos pontos da Região Metropolitana (RMR). Vários deslizamentos de barreira também foram registrados em municípios como Recife, Paulista e Camaragibe. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) vem emitindo alertas desde a quarta (12) sobre risco de chuvas fortes em algumas regiões. Para esta sexta-feira (14) há a possibilidade da continuidade das precipitações.

Na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, a Apac prevê tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva no período da manhã com intensidade moderada a forte.

No Agreste, deve chover ao longo do dia de forma moderada.

Já no Sertão de Pernambuco, a previsão é de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada. No Sertão de São Francisco, a diferença é que a Apac não prevê chuva moderada, apenas fraca durante a tarde e noite.

No Arquipélago de Fernando de Noronha, deve chover nas primeiras horas da manhã e da noite com intensidade fraca a moderada.

Alerta para possibilidade de chuvas que podem ultrapassar os 150 mm

No final da manhã desta quinta-feira (13), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu uma intensificação do aviso meteorológico a respeito da possibilidade de chuvas fortes. O aviso alerta sobre a previsão de precipitações que podem ultrapassar os 150 milímetros no Grande Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul e Fernando de Noronha, podendo se estender para o Agreste.

O aviso é válido até esta sexta-feira (14).

Tags

Autor