PANDEMIA

Cinco estabelecimentos comerciais do Agreste são autuados por descumprirem decreto estadual

Fiscalização do Procon-PE nesta sexta-feira identificou irregularidades em São Bento do Una, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Por causa da pandemia, 53 cidades do Agreste estão com restrições mais rígidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 22/05/2021 às 15:44 | Atualizado em 22/05/2021 às 15:59
Notícia
X

Cinco estabelecimentos comerciais situados no Agreste do Estado e que estavam abertos fora do horário permitido pelo governo estadual ou por promoverem aglomeração foram autuados pelo Procon Pernambuco na noite de sexta-feira (21). Devido ao agravamento dos índices da pandemia de covid-19, 53 cidades dessa região estão com medidas restritivas mais rígidas até o fim de maio. Duas lojas eram de São Bento do Una, uma de Caruaru e duas de Santa Cruz do Capibaribe.

O comércio só pode funcionar, entre segunda e sexta-feira, até 18h. Em São Bento do Una, a fiscalização esteve no Bar da Buchada Restaurante, por volta das 19h20. Foi constatada a presença de 20 pessoas consumindo bebidas alcoólicas. O local foi autuado e notificado. Em outro estabelecimento, o Betuss Bar, localizado na PE-180, passava das 20h quando sete pessoas ainda permaneciam lá. O estabelecimento também recebeu autuação e notificação.

Em Caruaru, na Soparia e Restaurante Colher de Pau, situada no bairro da Boa Vista, havia clientes fora do horário permitido. A soparia foi autuada pelo Procon-PE e notificada pelo Procon Municipal. O restaurante teve que fechar na presença da equipe de fiscais. No município de Santa Cruz do Capibaribe, as barbearias Cearense e Dom Fernan igualmente estavam abertas após as 18h. Foram autuados pelo Procon-PE.

As operações contam com o apoio das gestões municipais, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. “Pedimos a colaboração dos comerciantes e da população neste momento. Respeitem os horários estabelecidos para que não seja preciso aplicar sanções”, reforça o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

RESTRIÇÕES

As medidas mais severas no Agreste foram anunciadas pelo governo de Pernambuco no último dia 15 de maio. Valem para a 2ª Macrorregião de Saúde, que engloba a 4ª e a 5ª Regionais de Saúde, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. Essas regiões, que concentram 53 cidades, apresentaram crescimento de casos e mortes pela doença, além da alta na taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Até 31 de maio, de segunda à sexta-feira, as atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h. Nos fins de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina poderão abrir as portas. O Polo de Confecções deverá ficar fechado aos sábados, domingos e segundas.

Tags

Autor