NOTÍCIAS DA MANHÃ

Hospitais do Agreste podem entrar em colapso, pernambucanos esperam 2ª dose da Coronavac, auxílio emergencial. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta sexta-feira (21)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 21/05/2021 às 7:24 | Atualizado em 21/05/2021 às 7:35
Notícia
X

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Hospitais do Agreste podem entrar em colapso

com informações do NE10 Interior

As unidades de saúde que tratam pacientes com suspeita ou infectados pela covid-19 no Agreste de Pernambuco estão com risco de entrar em colapso. O alerta é do presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, José Edson, que concedeu entrevista à TV Jornal Interior nessa quinta-feira (20). Para tentar conter o avanço da doença na região, o governo decidiu decretar restrições mais rígidas em 53 cidades. As medidas estão em vigor desde a terça-feira (18) e valem até o dia 31 de maio. 

>> Covid-19: hospitais do Agreste podem entrar em colapso, alerta secretário de Saúde de Gravatá 

Segundo José Edson, secretário de Saúde de Gravatá, além dos leitos, pode faltar medicamentos e oxigênio para pacientes graves. "Especialmente aqui na nossa região temos tido um aumento substancial de casos novos e graves e isso nos dá uma intranquilidade em relação a falta de oxigênio, essencial para melhorar a saúde daqueles que estão com covid. Além disso, estamos com uma falta nacional de anestésicos e relaxantes musculares injetáveis, usados para pacientes que estão em estado grave", relatou.

Divulgação/SES
Hospital Mestre Vitalino fica localizado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco - Divulgação/SES

Em Pernambuco, mais de 46 mil pessoas terão que esperar até metade de junho para receber 2ª dose de CoronaVac

A distribuição de cerca de 58,6 mil doses de CoronaVac, do estoque estratégico estadual, para que os municípios avancem na finalização dos esquemas vacinais, não foi o suficiente para 82 cidades pernambucanas. Juntas, elas precisam de aproximadamente 46,3 mil doses, que serão solicitadas ao Ministério da Saúde para que parte da população receba a segunda aplicação do imunizante, mesmo com atraso. "São mais de 46 mil pessoas que terão que aguardar a chegada de mais vacinas (CoronaVac), o que está previsto apenas para a segunda quinzena de junho, quando o Butantan deverá enviar novas doses ao Estado", informou nessa quinta-feira (20), em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

>> Covid-19: Em Pernambuco, mais de 46 mil pessoas terão que esperar até metade de junho para receber 2ª dose de CoronaVac

MIVA FILHO/SES
Pernambuco tem déficit de 46.323 doses de CoronaVac - MIVA FILHO/SES

Auxílio Emergencial

Trabalhadores informais nascidos em maio recebem nesta sexta-feira (21) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família. O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 4 poderão sacar o benefício.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília: Prédio da Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Tags

Autor