SANEAMENTO

Suspensão do rodízio de água começa nesta segunda (24) em 42 bairros do Recife; confira a lista

A decisão beneficia cerca de 500 mil pessoas da capital pernambucana, que passavam por sistema de rodízio do recurso

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 24/05/2021 às 11:05
Notícia
X

Entra em vigor nesta segunda-feira (24) a suspensão do rodízio de abastecimento de água em 42 bairros do Recife. A decisão beneficia cerca de 500 mil pessoas no município. Segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado e pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), na última terça-feira (18), a retomada do abastecimento regular foi possível graças às fortes chuvas que caíram na cidade, entre a última quinta (13) e a sexta-feira (14), que elevou os níveis dos sistemas integrados de Pirapama e Tapacurá.


Serão beneficiados 42 bairros: Engenho do Meio, Cidade Universitária, Várzea, Torrões, Roda de Fogo (parte), Cordeiro, Bomba Grande, Iputinga, Brasilit, Caxangá, Detran, Monsenhor Fabrício, Dois Irmãos, Macaxeira (parte plana), Casa Amarela (parte plana), Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Monteiro, Parnamirim, Mangueira, Bongi, Mustardinha, Prado, Cordeiro, Zumbi, Santo Amaro, Boa Vista, Soledade, Derby, Coelhos, Ilha do Leite, Paissandu, Graças, Espinheiro, Bairro do Recife, Aflitos, Madalena, Torre, San Martin, Mangueira e Jiquiá.

Conforme os últimos dados divulgados pela Compesa, na última segunda-feira (17), a Barragem de Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, atingiu 96.26% de acumulação, quando no dia 12 de maio estava com 68.51%. Já a Barragem de Tapacurá teve uma recuperação menor, porém, classificada pela companhia como “importante”, saindo de 30.32% para 35.56%.

“Nosso compromisso, conforme determinação do governador Paulo Câmara, é promover a ampliação da oferta de água para a população. Quando isso se traduz em eliminação de rodízio, a satisfação é ainda maior”, declara a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Rodízio de água no Grande Recife

Mesmo com a retomada do abastecimento regular, algumas regiões do Grande Recife ainda permanecem com o sistema de rodízio de água, como é o caso dos morros e áreas da Zona Norte. "Fora esses 42 bairros e outros que já anunciamos, alguns bairros continuam em sistema de revezamento por uma questão de infraestrutura urbana. Estamos fazendo licitação para obras de setorização para fazer com que a água chegue nessas áreas mais difíceis", explica Nyadja Menezes, diretora Regional Metropolitana da Compesa.

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, destaca que a Companhia continuará acompanhando a repercussão nos demais mananciais da RMR e que, sendo possível, e de forma segura e responsável, novos anúncios poderão ser feitos. “De abril para cá, já eliminamos ou reduzimos o rodízio para milhares de pessoas apenas na RMR. Não vamos descansar na nossa meta de levar água para cada vez mais pessoas”, afirmou.

Tags

Autor