COMBATE À COVID-19

Primeiro fim de semana de restrições mais rígidas em Pernambuco tem 23 autuações e 5 interdições

Equipes do órgão de defesa do consumidor fiscalizaram mais de 140 estabelecimentos na Região Metropolitana do Recife e no Agreste

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 31/05/2021 às 9:59
Notícia
X

No primeiro final de semana após o Governo de Pernambuco adotar restrições ainda mais rígidas para conter o crescimento exponencial da covid-19 no Estado, equipes do Procon-PE fiscalizaram mais de 140 estabelecimentos na Região Metropolitana do Recife e no Agreste. Segundo o órgão de defesa do consumidor, ao todo, houve 23 autuações e 5 interdições por descumprimento das medidas impostas pelas autoridades de saúde.

As ações contam com apoio das gestões locais, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

Um dos estabelecimentos autuados foi o Clube Arena Paiva, que também foi interditado. De acordo com o Procon, passava das 23 horas do sábado (29), quando os fiscais identificaram uma festa no local. Mais de 20 pessoas se encontravam no clube sem fazer o uso de máscaras e nem praticar o distanciamento social. Neste mesmo dia, pela manhã, a loja de sapatos, Constance, localizada na Tamarineira, foi autuada e interditada. A loja estava aberta para o público, mesmo sem ser permitida pelo decreto estadual.

DIVULGAÇÃO/PROCON-PE
As ações contam com apoio das gestões locais, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros - DIVULGAÇÃO/PROCON-PE
DIVULGAÇÃO/PROCON-PE
As ações contam com apoio das gestões locais, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros - DIVULGAÇÃO/PROCON-PE
DIVULGAÇÃO/PROCON-PE
As ações contam com apoio das gestões locais, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros - DIVULGAÇÃO/PROCON-PE

Já no domingo (30), em Paulista, no Grande Recife, o supermercado Novo Atacarejo foi notificado por aglomeração. O local foi orientado a suspender a entrada por 2h para diminuir o fluxo de consumidores, além de serem direcionados a permitir uma pessoa ou duas por carrinho, limitado um cliente a cada 10 metros quadrados.

Fiscalização no Agreste

No Agreste Pernambucano, cerca de 122 estabelecimentos foram fiscalizados pelos fiscais do Procon-PE. Desses, 17 receberam um auto de constatação, tendo 3 interditados. No sábado pela manhã, a El Barba Barbearia, no Bairro de Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe, foi autuada e interditada. O local atendia os clientes com as portas entreabertas para despistar a equipe de fiscalização.

Em Belo Jardim, a Churrascaria Amigo Caminhoneiro foi interditada pela equipe por diversas irregularidades, como: funcionamento fora do horário e portando mais de 15 pessoas no ambiente interno sem o uso de máscaras. Também em Belo Jardim, o Bar do Antônio recebeu uma interdição. O bar funcionava fora do horário permitido, cerca de 5 pessoas se encontravam sem máscara no ambiente interno do estabelecimento, inclusive o proprietário.

Até o momento, o Procon-PE tem passado pelas cidades de São Caetano, Caruaru, Lajedo, Garanhuns, Bom Conselho, Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe. Vale ressaltar que, além das fiscalizações, o órgão vem orientando os estabelecimentos e a população local acerca do novo decreto e da importância do cumprimento das medidas.

Balanço geral

De janeiro pra cá, o Procon Pernambuco fiscalizou mais de 900 estabelecimentos, realizou mais de 300 autuações, sendo mais de 70 destes com interdições.

Apesar das ações, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, afirmou que a maior parte dos serviços e estabelecimentos está seguindo as determinações das autoridades de saúde. “É importante reconhecer que a maioria dos estabelecimentos está cumprindo com os protocolos e, desta forma, colaborando com o combate à pandemia. Para os que insistem em se insurgir contra as medidas, manteremos as fiscalizações e as sanções”, diz ele.

Tags

Autor